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Secretaria de Município da Saúde

21/06/2018

Prefeitura Municipal emite, em 72 dias úteis, 1.508 Certificações Internacionais de Febre Amarela


Atendimento aos viajantes é feito na Superintendência da Vigilância em Saúde (Foto: João Vilnei)

Média é de 21 atendimentos diários. Serviço teve início em março e foi uma conquista para o Município e para o Estado

Desde março deste ano, a Prefeitura de Santa Maria está realizando a emissão de Certificação Internacional de Febre Amarela. A disponibilização do serviço foi uma conquista para o Município e para a comunidade, já que, até então, quem precisava do documento tinha que se deslocar até Porto Alegre ou Santana do Livramento, pois eram as cidades mais próximas a Santa Maria que contavam com o serviço.

Conforme a Superintendência de Vigilância em Saúde, em 72 dias úteis (até 19 de junho), o Setor de Imunizações já realizou a emissão de 1.508 certificações, o que dá uma média de 21 atendimentos diários. Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, os números demonstram a relevância de o Município poder contar com o serviço, que é bastante procurado pela comunidade, tanto de Santa Maria, quanto das demais cidades do Estado.

A Certificação Internacional de Febre Amarela é necessária para o ingresso de visitantes em determinados países, como Panamá, Chile e Dinamarca, por exemplo. Assim, a pessoa que irá para algum desses países precisa comprovar que se vacinou contra a Febre Amarela, sendo necessária a apresentação do documento.

“É muito gratificante para nós, da Prefeitura, percebermos que um serviço está sendo tão útil à população da cidade e da região. Cada vez mais pessoas viajam a trabalho ou a turismo, então, contar com esse serviço, é um facilitador. O mérito da eficiência é dos servidores, que mesmo diante das dificuldades de recursos que todo o país vive, conseguem prestar um serviço de qualidade à população”, destacou Streb.

AGENDAMENTO DE HORÁRIO VIA SITE

A emissão de Certificação Internacional de Febre Amarela é realizada pela Secretaria de Saúde do Município, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min.

Para realizar a emissão é necessário, antes de tudo, que o cidadão tenha feito a vacina e tenha o registro na carteira de vacinação. Depois disso, é preciso acessar o site da Anvisa, e realizar um cadastro. Após preenchidas todas as informações, o cidadão deve clicar em “Agenda”, no mesmo site, e selecionar o dia e horário para o atendimento, pessoalmente, na Superintendência de Vigilância em Saúde (veja os contatos e os documentos necessários abaixo). Anteriormente, a agendamento era feito por telefone, diretamente com a Superintendência, no entanto, o processo foi atualizado e passou a ser feito, também, online.

PARA PEDIR A CERTIFICAÇÃO

– O cidadão precisa realizar um cadastro no site http://www.anvisa.gov.br/viajante

– Após, é necessário clicar em “Agenda” e selecionar o dia e horário para atendimento na Superintendência da Vigilância em Saúde

– Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, de acordo com o agendamento

– A Superintendência da Vigilância em Saúde está localizada na Rua Tuiuti, 1.926. O telefone para contato é o (55) 3921-7154

– Para a emissão da certificação é necessário o comparecimento do titular ou representante legal (no caso de crianças, por exemplo), portando: documento de identidade válido com foto e comprovante de vacinação da febre amarela ou atestado médico contraindicando a vacina (quando for o caso)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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