Secretaria de Município da Saúde

21/06/2018

Prefeito recebe Comissão da Assembleia Legislativa criada para apoiar enfrentamento da Toxoplasmose


Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, no Gabinete de Governança (Foto: Deise Fachin)

Integrantes do Governo Municipal detalharam as ações desenvolvidas até aqui para combater a doença

Desde abril, quando os primeiros pacientes com sintomas referentes à Toxoplasmose foram diagnosticados em Santa Maria, a Prefeitura Municipal tem atundo na investigação do surto, na prevenção junto à população e, acima de tudo, no cuidado e tratamento dos pacientes. Nesta quinta-feira (21), seguindo o compromisso de prestar todos os esclarecimentos referente ao assunto, a Prefeitura recebeu integrantes da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul criada para acompanhar e apoiar o trabalho de enfrentamento do surto na cidade.

O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado de secretários de Governo, recebeu os deputados Valdeci Oliveira (PT) – coordenador do colegiado -; Frederico Antunes (PP) e Adilson Troca (PSDB). Também integram a comissão os parlamentares Gerson Burmann (PDT) e Gabriel Souza (PMDB).

No encontro, o prefeito Pozzobom, a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, e a procuradora Geral do Município, Rossana Boeira, apresentaram aos deputados as linhas de trabalho que vêm sendo desenvolvidas até aqui, destacando as ações de investigação conjunta realizadas por órgãos da Prefeitura, do Estado e da União, bem como as medidas de prevenção definidas, o atendimento e disponibilização de medicamentos aos pacientes diagnosticados com a doença, além dos demais encaminhamentos. Ainda, os gestores trataram sobre as informações equivocadas que já foram e estão sendo divulgadas.

“Eu agradeço a vinda de vocês e o comprometimento neste assunto. Elogio também a maneira ética e correta que estão conduzindo este trabalho, vindo até aqui, conversar conosco para se ambientar do que estamos fazendo. Desde que recebemos a primeira informação sobre pacientes que apresentam sintomas, fomos buscar soluções para enfrentar esse surto. Pedimos a vinda de equipes para ajudar na investigação, enfatizamos as medidas de prevenção, fomos atrás de medicamentos e, temos, todos os dias, nos empenhado para o atendimento da população”, enfatizou o prefeito Pozzobom.

Os parlamentares seguem em agenda pela cidade ao longo do dia, coletando informações referentes ao surto com os diferentes órgãos envolvidos no enfrentamento. A Comissão tem 30 dias para apresentar um relatório sobre o tema.

“Viemos até aqui para acompanhar o trabalho que está sendo feito e nosso objetivo é colaborar com o que já está sendo realizado, bem como pressionar os outros órgãos para que assumam o seu papel”, destacou o deputado Valdeci Oliveira.

“Nós viemos com o objetivo de nos somarmos às ações que já estão sendo dirigidas. Com responsabilidade, vamos chegar às respostas que todos esperam”, destacou o deputado Frederico Antunes.

Também participaram do encontro assessor superior de Relações Legislativas do Executivo, Paulo Airton Denardin; o chefe de gabinete do Vice-prefeito, Rafael Dulor; além de assessores dos parlamentares

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial