Secretaria de Município da Saúde

20/06/2018 20/06/2018 17h30m

Unidade Básica de Saúde Waldir Mozzaquatro promove aplicação de testes rápidos e gratuitos


Testes rápidos podem ser realizados na maioria das Unidades Básicas de Saúde do Município (Foto: João Alves)

Exames para doenças sexualmente transmissíveis são realizados de forma rotineira na rede pública municipal

 

Para divulgar os serviços e exames oferecidos na rede pública em Santa Maria, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Mozzaquatro, localizado na Vila Schirmer, promoveu um mutirão de atendimentos. Durante toda a quarta-feira (20), o posto realizou testes rápidos para detectar doenças como hepatite B e C, HIV e sífilis. Também foram realizados testes de gravidez.

De acordo com a coordenadora da UBS Waldir Mozzaquatro, Maria Antonieta Godoi Appel, foram aplicados 20 testes. A enfermeira destaca que a realização destes exames faz parte da rotina do posto, no entanto, a intenção é chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde.

“Estes testes são distribuídos pelo Ministério da Saúde e podem ser feitos por qualquer pessoa que procure a UBS. O procedimento é rápido, seguro e confiável. Além disso, os testes são gratuitos, sigilosos e não requerem jejum. Fazer estes testes é direito do usuário da rede pública”, afirma a coordenadora.

Depois de coletar material, bastam alguns minutos para obter o resultado. O paciente pode sair do posto com análise pronta ou, então, poderá retirar o resultado posteriormente. No caso de testagem positiva para HIV, o usuário será encaminhado para iniciar o tratamento. Se a pessoa for diagnosticada com sífilis ou hepatite (B e C), ela também será orientada a procurar tratamento.

Além dos testes rápidos, a UBS Waldir Mozzaquatro e as demais unidades do Município oferecem acolhimento de enfermagem e orientações diversas de prevenção e informação sobre cuidados com a saúde. Para consultar a Unidade Básica mais próxima de casa, o cidadão pode consultar endereços e telefones neste link.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial