Secretaria de Município da Saúde

11/06/2018 11/06/2018 14h51m

Com trabalho conjunto da Prefeitura Municipal, convênio para funcionamento do Regional é assinado


Prefeito Jorge Pozzobom participou do ato de assinatura do documento, realizado na manhã desta segunda-feira (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Complexo terá 240 leitos e previsão é abrir o ambulatório em 30 dias

Mais um passo importante foi dado, nesta segunda-feira (11), para agilizar a abertura do Hospital Regional de Santa Maria. Em uma reunião em Porto Alegre, acompanhada pelo prefeito Jorge Pozzobom e por secretários da Administração Municipal, o Governo do Estado e a Fundação Universitária de Cardiologia assinaram o convênio para que a instituição assuma a gestão do complexo.

A assinatura do documento foi realizada no Gabinete do Governador José Ivo Sartori, na presença do chefe do Executivo Estadual e do secretário de Estado da Saúde, Francisco Paz. O Hospital Regional será 100% SUS, terá 240 leitos e abrirá de forma gradual. O primeiro setor a funcionar será o ambulatório, que servirá de apoio à rede básica e cuja previsão é que comece a operar em 30 dias. Em seguida, deve entrar em funcionamento o ambulatório de reabilitação e da área de cuidados prolongados.

“Hoje vencemos mais um entrave burocrático para que o Regional possa, enfim, abrir as portas. Fico feliz com essa conquista, pois foi graças ao trabalho da Prefeitura que conseguimos mostrar à Procuradoria Geral do Estado que era possível uma entidade filantrópica administrar o hospital. O Regional, 100% SUS, sempre foi um compromisso meu, e temos feito o que está ao nosso alcance para que ele abra as suas portas o mais rápido possível”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom, destacando a longa trajetória de luta pela abertura do hospital, cujo projeto de construção iniciou em 2003.

“Este é um momento muito importante e precisamos agradecer a todos os entes envolvidos nesse processo. A abertura de leitos SUS é sempre motivo de alegria e comemoração, e é uma grande conquista para Santa Maria e região. A Fundação Universitária de Cardiologia é uma instituição séria e reconhecida, e não temos dúvidas do grande trabalho que irá realizar”, destacou a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte.

O Hospital Regional funcionará como referência regional e estadual, atendendo às demandas da 4ª Coordenaria de Saúde (4ª CRS), que abrange 32 municípios e cerca de 500 mil pessoas. A área total do hospital é de 20 mil metros quadrados, e o custo da obra foi de cerca de R$ 70 milhões. A infraestrutura de acesso ao local foi executada pela Prefeitura de Santa Maria, que realizou, entre outras ações, a pavimentação de ruas, esgoto pluvial e cloacal e iluminação.

"A escolha do Instituto de Cardiologia nos deixa muito satisfeitos e se justifica totalmente por se tratar de hospital de excelência, com expertise de gestão. Para nós, saúde pública é um assunto sério. Por isso, buscamos resolver esse desafio com atitude e não com discurso. Esse momento é uma grande notícia para Santa Maria e região", afirmou o governador José Ivo Sartori.

"Vamos atuar no tratamento, prevenção e reabilitação das principais doenças que afetam a população", informou o diretor-presidente do Cardiologia, Marne de Freitas Gomes.

Também prestigiaram o ato a procuradora geral de Santa Maria, Rossana Boeira; o ex-prefeito de Santa Maria e atual secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer; o procurador-geral do Estado, Eusébio Ruschel; o deputado federal Darcísio Perondi; e o ex-secretários de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
*Com informações de Mirella Poyastro, da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial