Inicial > Saúde > Notícias > Encontro reúne oftalmologistas e promove...

Secretaria de Município da Saúde

10/06/2018 10/06/2018 14h48m

Encontro reúne oftalmologistas e promove a troca de experiências sobre Toxoplasmose Ocular


Oftalmologistas discutiram práticas e rotinas da profissão (Foto: João Alves)

Evento foi promovido pela Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul e contou com a participação da secretária de Saúde do Município
 

Comprometida em seguir acompanhando o surto de Toxoplasmose que atinge Santa Maria, a Prefeitura Municipal esteve representada pela secretária de Saúde, Liliane Mello, durante o SORIGS + Perto Santa Maria, no sábado (09). Durante o encontro, realizado no Recanto Maestro, em São João do Polêsine,  e organizado pela Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS), 25 oftalmologistas da região discutiram particularidades e novidades da área. E, para auxiliar os profissionais de Santa Maria, um tema específico foi incluído especialmente para esta edição do evento: a Toxoplasmose Ocular. 

Na avaliação da secretária Liliane Mello, a presença dos dois profissionais convidados para um bate-papo com os participantes, a infectologista Jane Costa, de Santa Maria, e o oftalmologista Jacobo Melamed, de Porto Alegre, abriu espaço para perguntas e relatos. Os debates auxiliaram para confirmar que os protocolos adotados em relação ao surto pelos profissionais de Saúde do Município e do Estado, até o momento, estão de acordo com o esperado. 

"O cuidado da SORIGS em incluir este assunto mostra o quanto a categoria dos oftalmologistas está comprometida com as complicações da doença. O que tivemos aqui, hoje, foi a possibilidade de trocar informações e experiências que nos deram a convicção que o trabalho está sendo realizado da melhor maneira possível e dentro das nossas possibilidades", afirmou Liliane.

A presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, Isabel Cardoso, explicou que o SORIGS + Perto tem o objetivo de descentralizar as ações promovidas pela instituição e promover a aproximação entre os associados. A médica, que está à frente da SORIGS há um ano e meio, mediou o debate e ministrou a palestra "Toxoplasmose Ocular".

"Na nossa avaliação, o evento foi bastante positivo, pois tivemos a oportunidade de revisar nossos conhecimentos e nossas práticas como médicos oftalmologistas, especialmente em relação à Toxoplasmose Ocular, com a presença de profissionais especializados no tema e que já vivenciaram outros surtos, em outras cidades brasileiras", disse a presidente. 

Na opinião do médico Jacobo Melamed Cattan, especialista em infecções oculares, a Toxoplasmose é uma doença negligenciada entre os médicos, tanto nos cursos de Medicina, quanto no exercício da profissão. 

"A Toxoplasmose é uma doença prevalente e que precisa ser amplamente pesquisada. O que percebemos é que o surto que está ocorrendo em Santa Maria é, aparentemente singular, e foge aos padrões apresentados na literatura médica", concluiu Melamed. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial