Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura promove capacitação sobre hepatites voltada...

Secretaria de Município da Saúde

07/06/2018

Prefeitura promove capacitação sobre hepatites voltada a médicos das Unidades de Saúde do Município


Atividade foi realizada no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Foto: João Alves)

Objetivo da atividade é, a partir das orientações, aumentar os diagnósticos e notificações da doença na cidade

O cuidado com a Saúde da população é um dos principais compromissos da Administração Municipal. Nesse sentido, qualificar os profissionais que atuam na Rede de Saúde é um pilar fundamental. Em função disso, a Prefeitura de Santa Maria promoveu, ao longo desta quinta-feira (07), uma capacitação voltada aos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs).

O foco da capacitação foi o combate à hepatite, momento em que foram repassadas orientações acerca da doença, como sintomas, modos de transmissão, as formas de prevenção, exame e tratamento. A capacitação foi ministrada pelo médico infectologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição Dimas Alexandre Kliemann, que falou sobre a importância do teste rápido e outros tópicos.

“Essa capacitação tem o objetivo de, a partir das orientações, aumentar os diagnósticos e, consequentemente, as notificações de hepatite no Município. Precisamos qualificar esse diagnóstico, já que ele é realizado dentro da rotina das Unidades de Saúde da cidade”, explica a coordenadora da Política de HIV/Aids do Município, Patrícia Bueno.

A atividade desta quinta-feira foi promovida pela Política de HIV/Aids de Santa Maria em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS). No ano passado, uma capacitação sobre o mesmo assunto foi realizada com agentes de Saúde do Município, também com a intenção de fortalecer o serviço prestado por esses profissionais que, diariamente, estão em contato com o usuário e que podem auxiliar o serviço especializado a identificar sintomas das hepatites e realizar encaminhamentos.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial