Inicial > Saúde > Notícias > Órgãos municipais, estaduais e federais detalham...

Secretaria de Município da Saúde

16/05/2018 16/05/2018 17h24m

Órgãos municipais, estaduais e federais detalham ações desenvolvidas frente ao surto de Toxoplasmose


Coletiva ocorreu no Ministério Público Federal na tarde desta quarta-feira (Foto: Deise Fachin)

Gestores também defenderam a necessidade de se manter e intensificar as medidas de prevenção por parte da população

Representantes de órgãos municipais, estaduais e federais estiveram reunidos, nesta quarta-feira (16), em uma coletiva de imprensa que detalhou as ações desenvolvidas pelos três entes federados em função do surto de toxoplasmose que atinge a cidade. Na oportunidade, também foi reforçada a necessidade de que se mantenha e se intensifiquem as medidas de prevenção por parte da população.

Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, destacaram o empenho do Município em buscar respostas para o problema desde o diagnóstico dos primeiros casos. Eles destacaram as principais frentes de trabalho: a investigação do foco da contaminação, junto ao Estado e a técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS); o tratamento, pela entrada nas Unidades de Saúde; e a busca pela medicação.

O prefeito Jorge Pozzobom também detalhou uma cronologia de atuação do Município frente ao surto, destacando que, desde o início, foram repassadas à população as medidas corretas de prevenção. O chefe do Executivo também lembrou que pediu à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informações quanto às análises da água; que foi até à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde buscar apoio; além de ter promovido reunião com o setor alimentício do Município para orientar sobre as práticas corretas.

“Eu sei, juridicamente, qual é o dever de um prefeito frente a uma situação como essa. Estamos cumprindo rigorosamente o nosso dever como entes públicos desde o primeiro momento. Estamos investigando e buscando alternativas. Fomos até o Governo do Estado, nos encontramos com o nosso ministro da Saúde, pedimos auxílio com relação aos remédios, ao reforço nas equipes e estamos empenhados em resolver esta situação”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

Na oportunidade, a infectologista Jane Costa detalhou um informativo dirigido à população de Santa Maria, onde estão descritas as informações sobre o surto de toxoplasmose, as ações de prevenção necessárias, os grupos considerados de risco, os sintomas, entre outras informações. O documento foi elaborado a partir de técnicos da Prefeitura, da 4ª Coordenadoria de Regional de Saúde (4ª CRS) e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Clique aqui para acessar o informativo.

Também participaram da coletiva de imprensa, a procuradora da República, representante do Ministério Público Federal (MPF), Bruna Pfaffenzeller; o representante do Ministério Público Estadual (MPE), Fernando Barros; a médica infectologista do Husm, Liliane Pacheco; e o delegado da 4ª CRS, Roberto Schorn.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial