Secretaria de Município da Saúde

28/02/2018 25/07/2019 11h34m

Prefeitura inicia emissão de Certificação Internacional de Febre Amarela na próxima segunda-feira


Usuário que deseja a certificação precisa realizar pré-cadastro no site da Anvisa e, depois, procurar a Vigilância em Saúde (Foto: João Alves)

Serviço será realizado na Superintendência de Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento no site

 

A cidade de Santa Maria passará a contar, a partir da próxima segunda-feira (05), com um novo serviço voltado à Saúde. Isso porque a Prefeitura Municipal conseguiu, após capacitação de servidores, a habilitação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para emissão de Certificação Internacional de Febre Amarela.

A Certificação Internacional de Febre Amarela é necessária para o ingresso de visitantes em determinados países, como Panamá, Chile e Dinamarca, por exemplo. Assim, a pessoa que irá para algum desses países precisa comprovar que se vacinou contra a febre amarela, sendo necessária a apresentação do documento. Até então, quem precisava do documento tinha de se deslocar até Porto Alegre ou Santana do Livramento, pois eram as cidades mais próximas a Santa Maria que contavam com o serviço. Agora, com a habilitação do Município, a emissão do documento poderá ser feita aqui, tanto para residentes da cidade, quanto para qualquer pessoa da região ou do Estado.

“Essa certificação da febre amarela é um ganho tanto para o Município, quanto para a região. Cada vez mais pessoas viajam a turismo ou a trabalho, então, ter esse serviço em Santa Maria é um facilitador para a comunidade, que antes precisava se deslocar para cidades mais distantes. Além disso, é uma iniciativa importante para a Saúde pública, pois evita a proliferação de uma epidemia muito perigosa”, explicou o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

O serviço será realizado pela Secretaria de Saúde do Município, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min. Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, para realizar a emissão é necessário, antes de tudo, que o cidadão tenha feito a vacina. Depois disso, é preciso acessar o site da Anvisa, e realizar um pré-cadastro. 

De acordo com Ana Motta, três servidoras do Município estão habilitadas para realizar a emissão da certificação. Elas passaram por capacitação em Porto Alegre, no Centro de Orientação da Anvisa no Aeroporto Internacional Salgado Filho, no final de janeiro.

 

PARA PEDIR A CERTIFICAÇÃO

– O cidadão precisa realizar um pré-cadastro no site http://www.anvisa.gov.br/viajante

– Após, é necessário realizar o agendamento para atendimento na Superintendência da Vigilância em Saúde pelo telefone (55) 3921-7154

– Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, de acordo com o agendamento

– A Superintendência da Vigilância em Saúde está localizada na Rua Tuiuti, 1.926

– Para a emissão da certificação é necessário o comparecimento do titular ou representante legal (no caso de crianças, por exemplo), portando: documento de identidade válido com foto e comprovante de vacinação da febre amarela ou atestado médico contraindicando a vacina (quando for o caso)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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