Secretaria de Município da Saúde

22/02/2018

Profissionais do Acolhe Saúde recebem certificado de reconhecimento pelos serviços prestados


Profissionais receberam os certificados durante encontro com o prefeito na tarde desta quinta-feira (Foto: Deise Fachin)

Serviço foi criado logo após a tragédia na Boate Kiss como apoio para sobreviventes, familiares e profissionais ligados ao evento

 

Alguns meses após a tragédia na Boate Kiss, um importante serviço de apoio e atendimento foi criado em Santa Maria com o objetivo de auxiliar as pessoas envolvidas no evento a lidarem com os traumas da tragédia: o Acolhe Saúde. Neste mês, o serviço, que tinha um prazo máximo de cinco anos para ser mantido, será encerrado. Para agradecer ao trabalho desenvolvido pela equipe, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu os profissionais nesta quinta-feira (22).

Na oportunidade, o chefe do Executivo, junto a membros da Secretaria Municipal de Saúde, entregou certificados de reconhecimento às profissionais, agradecendo a todo o empenho nesses cinco anos. Na ocasião, Pozzobom destacou a referência que o serviço assumiu nacionalmente, uma vez que profissionais do Acolhe Saúde auxiliaram as vítimas do acidente do voo da Chapecoense. Ainda, o prefeito também destacou que está trabalhando para colocar em prática o projeto “Santa Maria Acolhe”, inspirado no Acolhe Saúde e que prestará o mesmo tipo de serviço, e estendido a toda a comunidade.

“Santa Maria será referência em segurança e acolhimento, e vocês ajudaram a construir isso. O papel que vocês tiveram e o trabalho desenvolvido foi fundamental e hoje é referência no país. Sabemos da importância desse serviço e, por isso, estamos trabalhando no projeto ‘Santa Maria Acolhe’”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

O Acolhe Saúde foi criado cerca de três meses após a tragédia, atendendo sobreviventes, familiares, profissionais de Saúde e outras pessoas envolvidas no evento, com serviços de enfermagem, psicologia, serviço social, clínico geral e psiquiatria.

“Esse é um reconhecimento muito importante a vocês, pois sabemos o quanto se empenharam e se envolveram nesse serviço, que faz toda a diferença até hoje”, destacou a coordenadora da Atenção Psicossocial do Município, Claudia Pinto Machado Melo.

“Nós tivemos que construir um serviço do zero, sem referência alguma, e tudo foi feito de maneira coletiva. Tivemos muita gente envolvida nesse processo, o que foi fundamental para conseguirmos evoluir”, complementou a assistente social Camila Figuera, que coordena o Acolhe Saúde.

Também participaram do ato, a coordenadora da Política do HIV/ Aids do Município, Patricia Bueno; o superintendente administrativo-financeiro, Heverton Prates; a assessora de Planejamento e Gestão de Projetos da pasta, Ana Paula Seerig; e o gerente setorial da pasta, Christian Lacorte.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial