Inicial > Saúde > Notícias > Para qualificar a atuação, agentes comunitários...

Secretaria de Município da Saúde

20/02/2018 20/02/2018 17h16m

Para qualificar a atuação, agentes comunitários de Saúde promovem encontro da categoria


Reunião foi realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (Foto: Deise Fachin)

Cerca de 60 pessoas compareceram à reunião, que passará a ser realizada mensalmente

 

Cerca de 60 agentes comunitários de Saúde de Santa Maria estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (20), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, para a primeira reunião do ano da categoria. A intenção é realizar encontros mensais com o objetivo de levantar demandas, necessidades e definir estratégias de atuação dos profissionais. A iniciativa dos agentes vai ao encontro das ações que vem sendo executadas pelo Governo Municipal, no sentido de buscar a qualificação dos servidores, melhorando processos de trabalho e, consequentemente, o serviço que é oferecido à comunidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma comissão provisória, com oito agentes de Saúde e oito suplentes, foi montada para dar início aos encaminhamentos da categoria. Nessa primeira reunião, além de apresentarem a equipe, o grupo também destacou a importância de organizar os profissionais, buscar direitos e benefícios, traçar estratégias de atuação em conjunto e trocar experiências.

“Nós, agentes comunitários, trabalhamos com promoção e prevenção de Saúde, e queremos auxiliar também a gestão, traçar metas de atuação, buscando sempre melhorar o processo de trabalho”, ressaltou o agente comunitário de Saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) Maringá, Marcio Neves, que integra a comissão.

Conforme a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes, como os agentes de Saúde têm, entre as suas atribuições, as visitas domiciliares, eles são a “ponta” do serviço de Saúde. Ou seja, eles têm contato direto com a comunidade, conhecem suas necessidades e demandas. Assim, incentivar a sua profissionalização é fundamental para que os serviços prestados à população sejam cada vez mais qualificados.

“A atuação dos agentes comunitários de Saúde é extremamente relevante, pois são eles que têm o contato direto com a comunidade e que podem detectar, antes, possíveis necessidades e problemas. Estamos, desde o ano passado, investindo na qualificação desses profissionais, realizando palestras e capacitações em diferentes áreas. E essa organização deles, de promoverem esses encontros, se soma a nossa atuação de qualificar o serviço que é desenvolvido por eles”, explicou Suzana.

Conforme a comissão provisória, a intenção é, daqui para frente, trabalhar na criação de um estatuto que possa legalizar e regulamentar a atuação dos profissionais. Além disso, serão escolhidos novos agentes comunitários para que seja constituída uma comissão definitiva da categoria, responsável por buscar e organizar as demais atividades do grupo.

Hoje, o Município conta com 100 agentes comunitários em atuação, distribuídos nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e, entre outras ações, realizam visitas domiciliares nas comunidades dos seus territórios.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial