Inicial > Saúde > Notícias > Estratégia Saúde da Família Maringá oferece...

Secretaria de Município da Saúde

17/02/2018

Estratégia Saúde da Família Maringá oferece atendimento à comunidade ao longo deste sábado


A cuidadora Tatiane foi uma das pacientes que buscou atendimento (Foto: Deise Fachin)

Objetivo da ação é ampliar o acesso da população e garantir que usuários que não frequentam a unidade durante a semana possam cuidar da saúde

 

A comunidade que pertence ao território de atendimento da Estratégia Saúde da Família (ESF) Maringá e que quer destinar o sábado (17) ao cuidado com a Saúde, tem até as 16h30min desta tarde para procurar a Unidade de Saúde e desfrutar, gratuitamente, das ações médicas e de enfermagem desenvolvidas no local. Atendendo a um pedido da população da região, a ESF Maringá tem aberto as portas um sábado por mês, com o objetivo de ampliar o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessa manhã, alguns moradores das redondezas compareceram ao local para realizar consultas e procedimentos. A cuidadora Tatiane Cogo Almeida, 37 anos, foi uma das pacientes atendidas. A moradora aproveitou a consulta para realizar o exame preventivo, porque, segundo ela, ao longo da semana é difícil comparecer à Unidade de Saúde em função dos compromissos de trabalho.

“É muito importante essa iniciativa, porque, na maioria das vezes, não fecham os horários de trabalho com os do posto. Assim, no sábado, dá para vir e manter a saúde em dia.

O morador da Vila Jardim Berleze, José Elton da Silva, 45 anos, também aproveitou que a ESF Maringá abriu as portas neste sábado e foi consultar devido a uma dor no rosto. No local, já recebeu injeção.

“Às vezes, nos sentimos mal no final de semana, como aconteceu hoje, então, é importante que esteja aberto o posto”, avaliou.

PARA AMPLIAR O ACESSO

Conforme a enfermeira responsável pela ESF Maringá, Sharon da Silva Martins, a abertura aos sábados iniciou em janeiro, e a continuação será avaliada, conforme a procura dos moradores. Segundo ela, dos pacientes atendidos hoje, pelo menos três realmente precisavam do atendimento em um dia alternativo, pois apresentavam alterações de saúde e, se não fosse a abertura no sábado, não teriam como acessar a.

“As pessoas que vieram realmente necessitavam desse atendimento e encontravam dificuldades ao longo da semana. A avaliação está sendo muito positiva. Não é o número de atendimento que consideramos, mas, sim, o fato de conseguirmos resolver os problemas desses pacientes. Quem veio é quem não tem o hábito de vir, pois não consegue encaixar os horários, e que realmente precisava cuidar da saúde”, destacou a enfermeira.

Como contrapartida pela abertura neste sábado, a ESF fechará na segunda-feira (19. Em março, a previsão é que o sábado de atendimento seja no dia 10, o que acarretará o fechamento no dia 12. A Estratégia Saúde da Família Maringá atende um universo de cerca de 4,1 mil usuários, residentes no Bairro Cerrito, nas vilas Maringá e Jardim Berleze e no loteamento Paróquia das Dores.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial