Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura implanta novo fluxo de dispensação...

Secretaria de Município da Saúde

15/02/2018 15/02/2018 12h13m

Prefeitura implanta novo fluxo de dispensação de insumos para diabéticos que residem em Santa Maria


Verificação da situação dos pacientes está sendo feita de forma gradual (Foto: Deise Fachin)

Para ter acesso às fitas e aos glicosímetros pacientes precisam ser usuários cadastrados no SUS, além de estarem vinculados às Unidades de Saúde


Seguindo legislação estadual e nacional, a Prefeitura de Santa Maria está, desde o mês de novembro, trabalhando na implantação de um novo fluxo de distribuição de insumos, nas farmácias municipais Central e Leste, para pacientes diabéticos. A medida vem sendo adotada de forma gradual e pretende, além de adequar a distribuição dos materiais, orientar e trabalhar o cuidado com a medicação dos pacientes.

Conforme a médica clínica geral do Município, Angela Paiva, que trabalha na equipe responsável pela reformulação, a mudança na distribuição dos insumos segue as orientações de duas portarias: a 74, de 2002, da Secretaria Estadual de Saúde, e a 2.583, de 2007, do Ministério da Saúde, que tratam sobre a distribuição de insumos para diabéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Angela, a legislação define que a distribuição das fitas e glicosímetros deve ser feita apenas aos pacientes que são cadastrados no SUS, residentes em Santa Maria e que estão vinculados a Unidades de Saúde do Município.

Até então, a distribuição dos dois insumos no Município não seguia rigorosamente essa determinação, sendo que a entrega dos materiais não obedecia a critérios específicos. O novo fluxo de distribuição ainda está em fase de implantação e ocorre conforme a demanda das farmácias municipais, sendo a dispensação dos insumos feita pelos farmacêuticos. O objetivo da ação é garantir que esses insumos sejam disponibilizados a quem realmente necessita, além de ser uma forma também de trabalhar a orientação aos usuários, já que, quando passam pelos profissionais, os pacientes também recebem informações sobre o uso dos medicamentos.

“A Secretaria de Saúde do Município está buscando implantar processos que sigam as orientações dos Cadernos de Atenção Primária previstos pelo Ministério da Saúde. Queremos organizar esses fluxos, aumentar o acesso da população e otimizar as verbas, evitando o desperdício do dinheiro público. A Saúde é um compromisso de Governo do prefeito Jorge Pozzobom e estamos trabalhando para prestar um serviço cada vez mais qualificado aos nossos usuários”, enfatizou a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte.

“Uma das funções do Sistema Único de Saúde também é atuar de forma educativa. Queremos mostrar para o paciente que temos interesse na saúde dele e que é preciso seguir o que é determinado pelo médico para controlar a sua patologia”, complementou Angela.

FORNECIMENTO DE GLICOSÍMETROS

De acordo com a coordenadora da Política da Assistência Farmacêutica do Município, Salete Zago de Barros, os glicosímetros são fornecidos pelo sistema de comodato, ou seja, são emprestados aos usuários, além disso, por meio deles, é possível verificar a quantidade de fitas que o paciente usa, o que permite verificar se as orientações médicas e dos farmacêuticos estão sendo seguidas.

“Nosso objetivo é trabalhar de forma organizada, evitando sempre o desperdício de materiais para poder garantir o abastecimento das farmácias. Nosso foco é, sempre, um melhor atendimento aos nossos usuários”, destacou.

FARMÁCIA MUNICIPAL

A distribuição monitorada dos insumos está sendo feita na Farmácia Municipal Central e na Distrital de Camobi. A Central está localizada na Rua Roque Calage, nº 55, no Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h para retirada de medicamento, e das 8h às 13h para a retirada de insumos. Já a Farmácia Distrital Leste funciona junto à Unidade de Saúde Wilson Paulo Noal, localizada na Rua Reinaldo Manoel Guidolin, nº 130. No local, o funcionamento também é de segunda a sexta-feira, das 8h ao mio-dia e das 13h30min às 16h.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial