Inicial > Saúde > Notícias > Para ampliar o acesso à comunidade,...

Secretaria de Município da Saúde

15/02/2018 15/02/2018 12h02m

Para ampliar o acesso à comunidade, Estratégia Saúde da Família Maringá abrirá neste sábado


: ESF Maringá está localiza na Rua Santo Expedito, nº 375 (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Serão oferecidas consultas, procedimentos de enfermagem, vacinação, entre outros serviços. Unidade estará fechada na segunda-feira

 

Com o objetivo de garantir e ampliar o acesso aos serviços de Saúde do Município, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Maringá estará aberta neste sábado (17) para o atendimento da comunidade. A unidade funcionará das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min, no entanto, estará fechada na segunda-feira (19), como contrapartida pela abertura no sábado e para evitar o acúmulo de horas extras dos servidores.

De acordo com a enfermeira responsável pela ESF Maringá, Sharon da Silva Martins, a opção por abrir em um sábado de cada mês partiu de um pedido da comunidade. No sábado, serão oferecidos todos os serviços que são ofertados em um dia comum de atendimento. Assim, a comunidade terá à disposição atendimento médico (pré-agendado), acolhimento à demanda espontânea, procedimentos de enfermagem (como curativos, retirada de pontos, administração de medicamentos, verificação de pressão arterial, glicemia, peso, altura e temperatura), testes rápidos, coleta de preventivo no turno da manhã e vacinação no turno da tarde para todas as faixas etárias. Além disso, os agentes de Saúde da ESF Maringá também realizarão visitas domiciliares.

“Muitos usuários trabalham fora e têm dificuldades de vir à unidade durante a semana e acabam não acessando os serviços. Nosso objetivo é que eles possam cuidar da sua saúde, realizar os exames, as vacinas. Por isso, optamos por ofertar atendimento um sábado ao mês”, explica Sharon.

Conforme a enfermeira, a continuidade dos atendimentos aos sábados será avaliada pela equipe e seguirá sendo executada caso haja a procura da comunidade. Em março, a previsão é que o sábado de atendimento seja no dia 10, o que acarretará o fechamento da ESF no dia 12. Em abril, assim como em setembro, não haverá essa modalidade de atendimento, já que os dois meses são dedicados a campanhas de vacinação, já sendo programada a abertura das Unidades de Saúde em um dos sábados.

O atendimento neste sábado na ESF Maringá é destinado apenas aos pacientes já atendidos pela equipe de Saúde. A única exceção é a vacinação, que é aberta a toda a comunidade. A ESF Maringá está localiza na Rua Santo Expedito, nº 375.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial