Secretaria de Município da Saúde

02/02/2018 02/02/2018 18h12m

Momentos eternizados: mulheres atendidas na ESF Roberto Binato ganham ensaio fotográfico da gestação


Iniciativa foi viabilizada pela Unidade de Saúde com apoio de uma fotógrafa voluntária

 

Ser mãe, curtir cada minuto da gestação e, ano após ano, poder recordar desse momento que dura cerca de nove meses têm um significado importante para muitas mulheres. E foi para eternizar essa fase da vida e tornar o período ainda mais inesquecível, que a Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato promoveu, nesta sexta-feira (02), o segundo fotoencontro de gestantes que fazem o acompanhamento pré-natal na Unidade de Saúde. O cenário para as fotos foi a Igreja São João Evangelista, localizada ao lado da unidade, no Bairro Juscelino Kubitschek.

Seis gestantes haviam sido convidadas para participar da sessão de fotos, no entanto, apenas duas compareceram ao local. As mulheres, que estão entre 8º e 9º mês de gestação, colocaram os “barrigões a mostra” para a fotógrafa Aline Gulart, que, voluntariamente, aceitou o convite da equipe da ESF Roberto Binato para clicar as gestantes. Durante a a sessão de fotos, o que não faltou foi muita pose, sorrisos, carícias na barriga e animação na tarde idealizada para o ensaio fotográfico.

De acordo com a enfermeira obstétrica residente da ESF Roberto Binato, Amanda Zubiaurre, as mulheres fotografadas fazem parte de um grupo de gestantes que se reúne quinzenalmente na Unidade de Saúde para receber orientações relativas à gestação e à maternidade. De acordo com ela, viabilizar o ensaio fotográfico da gravidez foi a maneira encontrada para reunir as gestantes, trocar experiências e eternizar a fase da gestação.

“No grupo, é feita uma troca de aprendizados e experiências. É um momento muito importante na vida da mulher. Sempre que realizamos as sessões, novas gestantes acabam vendo o trabalho e sentem-se estimuladas a participar do Grupo de Gestantes”, comenta Amanda.

Essa é a segunda vez que o fotoencontro é realizado. A primeira ocorreu em maio do ano passando, quando três gestantes foram contempladas. Depois de prontas, as fotos foram entregues, em um álbum, às mães. Os registros dessa tarde também serão entregues, gratuitamente, às gestantes fotografadas. Beatriz Corrêa dos Reis, 27 anos, é uma das futuras mamães que terá o período da gestação eternizado em belas imagens. Mãe de uma menina de cinco anos, Beatriz, está no último mês da gestação de Bryan Emanuel e não escondia a euforia em poder registrar o momento.

“A iniciativa é uma ótima oportunidade de mulheres que não possuem condições financeiras para pagar por um ensaio fotográfico realizarem esse sonho de ter as tão sonhadas fotos da gestação”, ressalta Beatriz.

A manicure Carina Rodrigues Machado, 41 anos, está no 8º mês de gestação da Antonella e também aprovou a iniciativa da Unidade de Saúde.

 “É uma alegria enorme poder registrar essa fase tão linda e importante na minha vida. Estou muito feliz”, comentou.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770) e acadêmica de Jornalismo Viviane Campos
Fotos: Acadêmica de Jornalismo Viviane Campos
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial