Inicial > Saúde > Notícias > ESF Wilson Paulo Noal promove roda...

Secretaria de Município da Saúde

14/12/2017 14/12/2017 18h14m

ESF Wilson Paulo Noal promove roda de conversa sobre suicídio e saúde mental


Roda de conversa foi realizada na tarde desta quinta-feira, na própria unidade (Foto: Deise Fachin)

Usuários da ESF e da UBS participaram do encontro, cuja palestra foi conduzida pela médica da unidade

 

Como tradicionalmente ocorre na segunda quinta-feira do mês, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Wilson Paulo Noal, de Camobi, promoveu, nesta quinta (14), uma atividade do Grupo Saúde e Vida. Desta vez, o tema foi suicídio e saúde mental.

Com o slogan “Sua Saúde Mental Importa!”, a médica da ESF, Mariana Assmann Gonçalves, e a acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jaciara Santiago, conduziram a conversa com o grupo, que contou, desta vez, com a participação de cerca de 15 usuários da ESF e, também, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, que funciona no mesmo local. Também participaram profissionais da Unidade de Saúde. A palestra foi realizada em parceria com a Farmácia Distrital do local.

Durante a conversa, Mariana e Jaciara apresentaram ao grupo a prevenção ao suicídio, a importância de falar sobre o tema e não fazer pré-julgamentos, bem como esclareceram os mitos e verdades referentes ao assunto, conforme o Ministério da Saúde. O suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo, em um público com faixa etária entre os 15 e os 30 anos de idade. No Brasil, é a quarta maior causa de morte entre os jovens. As mulheres são as que mais tentam o suicídio, enquanto os homens são os que mais morrem nas tentativas.

“Estudos apontam que o final do ano é uma época propensa ao aumento dos distúrbios mentais que podem culminar com tentativas de suicídio. É uma época que aumenta a pressão em função da conclusão do ano, de alcançar metas de vida, por isso, resolvemos abordar esse tema no encontro”, explica Mariana.

Durante a palestra, as profissionais falaram também sobre o uso correto das medicações, os efeitos colaterais de alguns medicamentos, o tempo para efeito das medicações antidepressivas, além de ser aberto espaço para dúvidas e de ser realizada uma dinâmica com o grupo. Na ocasião, foi proposto que, enquanto uma música era executada, os usuários passavam, entre si, uma caixa com uma surpresa. Ao parar a música, a pessoa tinha a opção de aceitar abrir ou passar adiante. A produtora Leonilda Navarro, 65 anos, foi a “sorteada” e não titubeou: aceitou abrir a caixa e a surpresa era um doce.

“As coisas nunca chegam para a gente em vão. A decisão de enfrentar é nossa. Eu resolvi abrir, assim como, há 21 anos, resolvi participar de um grupo de autoajuda, porque eu não estava bem emocionalmente, em função de problemas na família, e precisava de ajuda para sair do sufoco. A gente precisa conversar, falar e tirar para fora o que está ruim, para dar espaço para as coisas boas”, ressaltou Leonilda no momento em que decidiu abrir a caixa.

As atividades do Grupo Saúde e Vida retornam em março, com ações dedicadas à saúde da mulher.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial