Secretaria de Município da Saúde

07/12/2017

Seminário de Atenção ao Pré-natal de Risco Habitual reúne profissionais de Saúde de 17 Municípios


Cerca de 80 profissionais participam do Curso de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual (Foto: João Alves)

Evento é a continuação de um curso sobre o mesmo tema, que está sendo realizado desde setembro com aulas teóricas e práticas

 

Com o objetivo de qualificar profissionais de Saúde de Santa Maria e de outros 16 municípios da Região Central, está sendo realizado, nesta quinta-feira (07), o I Seminário de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual e o II Seminário da Planificação da Atenção à Saúde. O evento é a continuação do Curso de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual, iniciado em setembro.

O curso – promovido pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), com apoio da Prefeitura de Santa Maria – é destinado a médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde de tutoria do processo de Planificação da Atenção Básica. Em Santa Maria, 11 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão contempladas na capacitação. Ao todo, são cerca de 80 profissionais que passam pela qualificação.

Ao longo do curso foram realizadas ações teóricas e práticas. Nessa última etapa, as atividades seguem sendo realizadas até o próximo ano, nas Unidades de Saúde de atuação dos profissionais. O objetivo é colocar em prática, junto com o acompanhamento de preceptores, os conhecimentos adquiridos sobre o pré-natal.

Já com relação ao seminário desta quinta-feira, a intenção é promover um espaço de debates, com troca de experiência, identificação de problemas e dificuldades, diagnóstico de como está o pré-natal em cada local e apresentação de planos de trabalho sobre o tema desenvolvidos pelos profissionais. Ainda, seriam apresentados relatos de experiências em pré-natal no Município de Uruguaiana e uma Nota Técnica de Pré-Natal de Alto Risco da Secretaria Estadual da Saúde.

“Nossas equipes estão sendo capacitadas nesse período de aulas teóricas e práticas. Estão aprendendo e se atualizando sobre os protocolos e tenho certeza que já caminhamos bastante. Mas, temos que seguir, intensificar essas práticas e as ações da Planificação, para trazer melhores resultados à equipe, à Gestão e, principalmente, ao usuário, que é quem, de fato, sentirá, no dia a dia, a aplicação das mudanças propostas”, ressalta a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes, que participou da mesa de abertura do evento.

“Sem a Atenção Primária, o cuidado ao usuário não acontece. Quem efetiva as mudanças, quem coloca em prática, são vocês. Por isso, a qualificação e a capacitação são fundamentais”, complementou a coordenadora estadual da Atenção Básica da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Raíssa Barbieri.  

Também participaram da mesa de abertura do evento, o delegado regional da 4ª CRS, Roberto Schorn, e a facilitadora do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial