Inicial > Saúde > Notícias > Em alusão ao Dezembro Vermelho, ESF...

Secretaria de Município da Saúde

06/12/2017 06/12/2017 11h16m

Em alusão ao Dezembro Vermelho, ESF Roberto Binato faz panfletagem e teste rápido de HIV


Na Avenida Radialista Osvaldo Nobre, comunidade da Zona Oeste pôde realizar os testes, além de ser orientada pelas equipes de saúde (Fotos: Deise Fachin)

Equipe da Unidade de Saúde foi para as ruas orientar a população sobre a prevenção ao HIV. Todas as Unidades de Saúde do Município disponibilizam testes rápidos

 

A prevenção, o diagnóstico precoce, o trabalho intenso da Prefeitura Municipal e o fortalecimento da Política HIV/Aids na cidade derrubaram os índices de HIV no Município. Em 2014, Santa Maria ocupava a 10ª posição no ranking nacional entre os 100 municípios, com mais de 100 mil habitantes. Hoje, a cidade caiu para 94º no ranking – segundo dados do Boletim Epidemiológico – HIV/Aids, divulgado pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde. Dando continuidade a este trabalho, na manhã desta quarta-feira (06), a Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato, em alusão à campanha Dezembro Vermelho, saiu da unidade e foi para as ruas entregar panfletos de orientação, preservativos e testes rápidos.

A comunidade atendeu ao chamado da Unidade de Saúde e compareceu na Avenida Radialista Osvaldo Nobre esquina com a Elvideo de Azevedo, no Bairro Juscelino Kubitschek, onde recebeu orientações e realizou os testes. Conforme a técnica em enfermagem Liane Cichero, o objetivo da ação foi prevenir contra a doença, esclarecer dúvidas da população, orientar possíveis casos e dar encaminhamentos.

“Optamos por essa atividade extramuros, ir ao encontro da comunidade. Somente com ações fortes e objetivas é que conseguiremos combater os índices de HIV. Precisamos chamar a atenção para a doença todos os dias, mas principalmente neste Dezembro Vermelho”, disse Liane.

Apesar dos receios em relação ao HIV/Aids, saber o resultado é de extrema importância para a saúde do indivíduo, já que há tratamentos eficazes, apesar de ainda não haver cura para a doença. A aposentada Neusa Groos, 59 anos, não perdeu tempo e foi até o posto móvel montado pela equipe da Roberto Binato. Na oportunidade, ela foi orientada e realizou o teste rápido de HIV.

“É sempre importante estarmos atentos com a saúde. Estava indo no mercado, vi a equipe aqui, e aproveitei para verificar se estava tudo certo”, disse a aposentada.

Ressalta-se que todas as Unidades de Saúde do Município disponibilizam à população testes rápidos de HIV.

INFORME-SE

O que é AIDS?
A Aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A síndrome da Imonodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer

Assim pega HIV/Aids
- Sexo vaginal sem camisinha
- Sexo oral sem camisinha
- Sexo anal sem camisinha
- Uso de seringa por mais de uma pessoa
- Transfusão de sangue contaminado
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, parto vaginal e amamentação
- Instrumentos não esterilizados que furam ou cortam

Assim não pega HIV/Aids
- Sexo desde que se use corretamente a camisinha
- Masturbação a dois
- Beijo no rosto ou boca
- Suor, lágrima, picada de inseto
- Aperto de mão ou abraço
- Sabonete, toalha, lençóis, talheres, copos
- Assento de ônibus, banheiro, pelo ar
- Piscina, doação de sangue
 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial