Inicial > Saúde > Notícias > Seminário e orientações à comunidade marcam...

Secretaria de Município da Saúde

01/12/2017 01/12/2017 17h02m

Seminário e orientações à comunidade marcam o início da campanha Dezembro Vermelho no Município


Quem passou pelo Calçadão e pela Praça Saldanha Marinho recebeu orientações e material informativo sobre o HIV (Foto: Deise Fachin)

Mês é dedicado à prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids

 

Desde o mês de outubro, a cidade de Santa Maria está engajada em campanhas que buscam promover a Saúde da comunidade. No mês que se inicia nesta sexta-feira (1º), a atenção é voltada à prevenção, à assistência e à promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids, por meio da campanha “Dezembro Vermelho”. Em Santa Maria, atividades alusivas à data começaram a ser realizadas nesta sexta-feira e seguem durante o sábado (02).

Pela manhã, no Centro Universitário Franciscano (Unifra), um seminário marcou o início das discussões sobre o assunto. Na oportunidade, estiveram presentes acadêmicos dos cursos da Saúde da Unifra e profissionais da Rede Básica do Município. O prefeito Jorge Pozzobom participou do evento, e destacou a parceria da Prefeitura e da Unifra, para atuação em diversos eventos e, também, com relação ao Termo de Colaboração para ações na Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta. Ainda, ressaltou a atuação da equipe do Ponto de Referência de Testagem do Município – serviço disponibilizado pela Prefeitura de Santa Maria que oferece acompanhamento especializado para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – e da relevância de abordar, em eventos, a temática do HIV. 

“Enquanto eu estive na Saúde, aprendi muito e conheci as principais dificuldades. O HIV e a Aids devem ser tratados de maneira forte, efetiva, todos os meses e a nossa equipe, que disponibiliza um serviço especializado à comunidade, faz muito, com pouco. Para o próximo ano, aumentamos o orçamento para Saúde e Educação, pois eu tenho um compromisso com a cidade de Santa Maria, de melhorar essas áreas no nosso Município”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

Durante a mesa de abertura do evento, a secretária do Município, Liliane Mello Duarte, também destacou os desafios enfrentados pela área da Saúde e ressaltou que, neste ano, a pasta trabalhou, intensamente, na formação dos profissionais que atuam no Município.

“Quando a Aids apareceu, foi um momento muito triste, em que tivemos muitas dificuldades no diagnóstico. Hoje, já melhoramos muito, mas ainda temos muito a avançar, muito o que aprender e caminhar. Já melhoramos muito no cuidado, na prevenção e na promoção de Saúde e precisamos, cada vez mais, fortalecer os profissionais e a qualidade da assistência que prestamos”, destacou Liliane.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Durante o evento, a professora da Unifra, Martha Souza, falou sobre o projeto Educação em Saúde e Ações de Base Comunitária na Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais no Município. A coordenadora da Política de HIV/Aids do Município, Patrícia Bueno, falou sobre a equipe que disponibiliza, as ações desenvolvidas, os avanços e os planejamentos para 2018, além de apresentar dados epidemiológicos de casos da doença na cidade. Já a professora Maria Beatriz Pacheco falou sobre a vivência do HIV/Aids.

“Esse evento é um marco para Santa Maria, pois dá visibilidade ao assunto que, nós, já trabalhamos o ano inteiro. Nosso objetivo é trabalhar a prevenção, para fazer com que essa epidemia seja diagnosticada e tratada”, comentou Patrícia.

NA PRAÇA E NO CALÇADÃO, AÇÕES COM A COMUNIDADE

Já durante a tarde desta sexta-feira foi a vez da comunidade ser inserida na programação do Dezembro Vermelho. No Calçadão de Santa Maria e na Praça Saldanha Marinho, foram montados estandes, em que eram oferecidas orientações à população, além da distribuição de preservativos. Assuntos como o diagnóstico das doenças, a importância do uso de preservativos, a realização de testes rápidos, entre outros, foram abordados com a comunidade.

Entre os materiais oferecidos, foram distribuídos folders, em que consta a indicação do Ponto de Referência de Testagem do Município, para que a população possa procurar o serviço e realizar testes rápidos (para descobrir se é, ou não, positivo para o vírus), além de buscar acompanhamento especializado para o tratamento das ISTs. Os materiais foram desenvolvidos pelas acadêmicas Ana Carolina Dias e Mariana Fonseca, do curso de Publicidade e Propaganda da Unifra, sob a supervisão da professora Cristina Munarski Jobim Hollerbach, na disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária.

“A gente tem que se cuidar, né? É importante para prevenir as doenças e não ter problemas depois. Sempre uso camisinha e vou seguir assim”, contou o pedreiro Marcos Oliveira, 52 anos, que passava pelo Calçadão e parou para ouvir as orientações das profissionais.

ATIVIDADE NESTE SÁBADO

As ações da campanha Dezembro Vermelho seguem também no sábado. Nesse dia, será apresentado, às 10h, no cinema do Shopping Praça Nova Santa Maria, o documentário “Codinome Beija-Flor”, produzido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O público-alvo são estudantes das escolas Maria Rocha e Cilon Rosa e a população em geral. A entrada é gratuita. Após a exibição, haverá uma discussão sobre o documentário, com a presença do youtuber Léo Cezimbra.

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Santa Maria e têm o apoio da Pastoral da Aids, da ONG Igualdade, da Associação dos Usuários e Amigos do Hospital Dia/ HUSM, da Residência Multiprofissional da Unifra, da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS/ UFSM) e do Shopping Praça Nova Santa Maria.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial