Secretaria de Município da Saúde

30/11/2017 30/11/2017 17h58m

Para trabalhar a conscientização, escolas recebem ações de combate ao Aedes aegypti nesta quinta


Na Escola Irmão José Otão, estudantes saíram para o pátio para recolher objetos que possam acumular água (Foto: Deise Fachin)

Palestra, exibição de vídeo e atividades práticas foram algumas das ações realizadas durante a manhã e a tarde

 

Para trabalhar, desde cedo, a prevenção e a conscientização no Município com relação ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela Urbana, esta quinta-feira (30) foi o Dia de Mobilização – Combate ao Aedes aegypti. Escolas municipais e estaduais receberam os Agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental do Município e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) e participaram de ações práticas de orientação e cuidado.

O Dia D foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Superintendência de Vigilância em Saúde/Vigilância Ambiental, Superintendência de Atenção Básica e Programa Saúde na Escola – PSE) e da Secretaria de Educação, em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE).

As ações incluíram atividades internas e externas e cada escola participante pode escolher livremente a ação a ser desenvolvida. Conforme a coordenadora técnica do Programa de Vigilância e Controle do Aedes no Município, Heloisa Lorentz, nas escolas em que os agentes de Saúde Pública atuaram, foram realizadas apresentações de vídeo sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, além do esclarecimento de dúvidas dos estudantes. Na ação prática, os alunos, depois de observarem as larvas do mosquito e, munidos de sacos plásticos de lixo, foram para o pátio das instituições, onde recolheram recipientes e fizeram a eliminação de possíveis criadouros. Ainda, vestida de mosquito, agente de Saúde Pública e Vigilância Ambiente, Magali Favarin Kuhn, também repassou orientações aos estudantes. 

É o caso da Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão, no Bairro Medianeira. Na escola, entre a manhã e a tarde, cerca de 90 alunos, dos seis aos 13 anos, participaram da atividade. Os colegas do 4º ano, Eduardo Dutra, 10 anos, e Kaua de Lima, 11, recolheram papeis de bala, lata de refrigerantes e garrafas. Segundo eles, a atividade foi muito importante para incentivá-los a continuar seguindo, em casa, as lições aprendidas.

“Foi bem importante para nós vermos que podemos combater o mosquito, evitar doenças e não prejudicar o Meio Ambiente”, destacou Eduardo.

“Eu já ajudo a cuidar do pátio uma vez por semana. Agora, vou incentivar meus pais a fazerem também”, complementou Kaua.

CONSCIENTIZAÇÃO ENTRE OS PEQUENOS

De acordo com a coordenadora técnica do Programa de Vigilância e Controle do Aedes no Município, Heloisa Lorentz, que coordenou as ações na escola José Otão, junto à agente de Saúde Pública e Vigilância Ambiental, Jamile Gazem Siqueira, a atividade com as crianças foi bastante produtiva. Segundo ela, trabalhar a prevenção e a conscientização entre os pequenos é a forma mais eficiente de haver uma mudança de postura.

“As crianças se sensibilizam mais, se interessam mais. São elas que podem fazer a diferença e incentivar o combate”, comentou Heloisa.

“A conscientização é um ato importante para essa faixa etária das crianças, pois incentivamos a conservação da natureza, o respeito com o Meio Ambiente. São ações que vão ficar guardadas na mente dos nossos alunos”, ressaltou a diretora da escola, Laurenita Lobler.  

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial