Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura promove, na quinta-feira, Dia de...

Secretaria de Município da Saúde

28/11/2017 28/11/2017 15h41m

Prefeitura promove, na quinta-feira, Dia de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti em Santa Maria


Ações serão realizadas nas escolas da cidade (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Ações incluirão apresentação de vídeo, orientação e eliminação de criadouros e serão realizadas em conjunto nas escolas da cidade

 

A quinta-feira, dia 30 de novembro, será de prevenção e conscientização no Município. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Superintendência de Vigilância em Saúde/Vigilância Ambiental, Superintendência de Atenção Básica e Programa Saúde na Escola – PSE) e da Secretaria de Educação, em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), promoverá o Dia de Mobilização – Combate ao Aedes aegypti.

De acordo com a coordenadora técnica do Programa de Vigilância e Controle do Aedes no Município, Heloisa Lorentz, a ideia da atividade surgiu após os resultados obtidos com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Realizado no início de novembro, o levantamento – que cobre 2,5% da zona urbana da cidade (o equivalente a vistoria em 3.008 mil imóveis) – indicou que há 78 focos do mosquito e 23 bairros infestados (esse número pode ser maior, visto a área restrita em que o levantamento é realizado), o que configura Risco Médio de Infestação na cidade. No mesmo período de 2016, o LIRAa tinha indicado a presença de apenas 10 focos e seis bairros infestados.

“Nosso objetivo é intensificar o combate e alertar a população. Precisamos do cuidado e da atenção de todos”, enfatiza Heloisa.

Assim, levando em conta a situação da cidade e a aproximação do Verão – época em que aumenta a proliferação do Aedes –, a intenção é unir forças para o combate. As atividades da quinta-feira acontecerão em escolas municipais e estaduais (que não estão em greve) da cidade e contarão com a participação dos Agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental, profissionais das instituições de ensino e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs), que também poderão abordar a temática em seus ambientes de atuação, caso não seja possível a ida às escolas.

De acordo com Heloisa, cada escola é livre para escolher o tipo de atividade a ser desenvolvida, bem como o horário mais adequado. Conforme a coordenadora, nas escolas em que os agentes de Saúde Pública estiverem atuando, serão realizadas apresentações de um vídeo sobre o ciclo, vida e prevenção do Aedes aegypti e, depois, será feita uma prática no pátio, orientando as crianças sobre a procura e eliminação de criadouros, além de ser realizada a coleta e eliminação de recipientes.

Ainda, a agente de Saúde Pública e Vigilância Ambiental Magali Favarin Kuhn estará com a roupa do mosquito e passará em algumas escolas para repassar orientações. Magali também irá, às 8h, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua General Neto, n° 504), para trabalhar junto à comunidade que estará aguardando atendimento.

Conforme a organização, foi enviado convite para as 78 escolas do Município, inclusive, para as 38 municipais que participam do Programa Saúde na Escola (PSE). A expectativa é que todas as instituições realizem ações na data. Além disso, 19 instituições da Rede Estadual, que não estão em greve, também devem realizar atividades.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial