Inicial > Saúde > Notícias > Unidade Básica de Saúde Ruben Noal...

Secretaria de Município da Saúde

26/11/2017 26/11/2017 14h45m

Unidade Básica de Saúde Ruben Noal realizou mutirão de atendimento à comunidade da Região Oeste


De portas abertas, a UBS ofereceu exames, consultas e orientações de saúde (Foto: João Alves)

Feira de Saúde, realizada no sábado, registrou mais de 560 procedimentos e terá nova edição em dezembro

 

No sábado (25), a Prefeitura de Santa Maria promoveu um mutirão de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal, localizada no Bairro Tancredo Neves. Durante todo o dia, a comunidade da Região Oeste encontrou o local de portas abertas e pôde contar com uma série de serviços durante a “Feira de Saúde” alusiva ao Outubro Rosa – voltado à conscientização contra o câncer de mama – e ao Novembro Azul – dedicado à prevenção do câncer de próstata.

Os atendimentos foram realizados pela equipe de profissionais da UBS e da Policlínica Rubem Noal, com a colaboração de estudantes de graduação e residentes da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) e do Centro Universitário Franciscanos (Unifra) e do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG). Para exames e consultas, não era necessário agendamento prévio e a população compareceu ao mutirão de forma espontânea.

De acordo com a coordenadora da UBS e Policlínica Ruben Noal, Lígia Siqueira, os números registrados com os atendimentos foram expressivos (veja abaixo). Quem compareceu ao mutirão das 8h às 18h, encontrou serviços de saúde como coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero, solicitação de mamografia, testagem rápida para HIV e Sífilis, verificação de pressão arterial, testes de glicose e avaliação da saúde do homem. Outros serviços também foram oferecidos como pesagem de beneficiários do bolsa família, confecção do cartão SUS e orientações gerais sobre tuberculose, hanseníase e tabagismo. Quem respondeu ao convite realizado durante a semana levou a cuia e a térmica, e a UBS Ruben Noal ofereceu a água quente e a erva mate para o chimarrão.

“A população atendeu ao nosso convite para vir até a UBS em um sábado, quando promovemos um mutirão especialmente dedicado ao atendimento daquelas pessoas que, devido aos compromissos diários, não podem cuidar da saúde durante a semana. A nossa avaliação é bastante positiva, tanto que, a pedido do prefeito Jorge Pozzobom, vamos realizar uma nova edição da Feira de Saúde no dia 16 de dezembro”, explicou a coordenadora.

 

NÚMEROS DE ATENDIMENTO NA FEIRA DE SAÚDE
De acordo com o balanço disponibilizado pela UBS Ruben Noal, foram realizados 100 exames preventivos de câncer de colo de útero, 97 mamografias, 46 testes rápidos de HIV e Sífilis e 15 consultas com médico urologista para exame de próstata. Ainda, foram confeccionados 51 cartões do programa Bolsa Família. Os testes de glicose e a verificação de pressão foram aplicados em 253 pessoas.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial