Secretaria de Município da Saúde

24/11/2017 24/11/2017 14h24m

Unidade Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, promove Feira de Saúde para a comunidade neste sábado


Unidade de Saúde está localizada na Avenida Paulo Lauda (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Serviços de saúde e ações educativas serão oferecidas das 8h às 18h

 

A comunidade da Região Oeste do Município poderá dedicar este sábado (25) ao cuidado com a saúde e o corpo. Isso porque a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal e a Policlínica de mesmo nome promovem, neste dia, a “Feira da Saúde”. Das 8h às 18h,  serão oferecidos serviços de saúde e ações educativas, como forma de ampliar o acesso da população à Unidade.

De acordo com a enfermeira responsável da UBS, Tamiris Teixeira Pugin, a “Feira de Saúde” será realizada em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. No primeiro caso, a intenção é conscientizar e prevenir o câncer de mama e, neste caso, o autocuidado da mulher. No Novembro Azul, são os homens que recebem atenção, para que estejam atentos à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No sábado, serão ofertados coleta de preventivo de câncer do colo do útero; solicitação de mamografia; confecção de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); testagem rápida para HIV e sífilis; pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família; verificação de pressão arterial; realização de teste de glicose; orientações quanto à tuberculose, hanseníase e tabagismo; e avaliação da saúde do homem.

“A ideia é que as pessoas que trabalham durante a semana e não conseguem vir, tenham acesso à Unidade. Queremos ampliar a cobertura, aliar a saúde do homem com a da mulher e da criança e promover um dia que é para o a saúde de toda a família”, explica Tamiris.

Além da equipe de profissionais da UBS e da Policlínica, a “Feira da Saúde” contará com a colaboração de estudantes de graduação e residentes da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e do SEG. Para acesso aos atendimentos e ações, não é necessário agendamento prévio. A comunidade pode comparecer espontaneamente ao local.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial