Secretaria de Município da Saúde

23/11/2017

Em alusão ao Novembro Azul, servidores do Município participam de palestra sobre câncer de próstata


Palestra foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal, na tarde desta quinta-feira (Foto: João Alves)

Foram abordadas questões sobre o que é a próstata, onde se localiza, a incidência do câncer e os fatores de risco

 

Servidores de diferentes secretarias do Executivo participaram, na tarde desta quinta-feira (23), de uma palestra referente à campanha “Novembro Azul”. Realizado pela Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa, o encontro reuniu mais de 30 funcionários e foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal.

A palestra foi conduzida pelo médico urologista do Município, Luciano Brum. Na oportunidade, o médico explicou, entre outras questões o que é a próstata e onde está localizada. Ele também falou sobre as doenças da próstata, especialmente, o câncer de próstata. Segundo ele, a doença está cada vez mais comum, sendo a segunda que mais atinge os homens (ficando atrás apenas do câncer de pele). Ainda, Brum destacou que um diagnóstico de câncer de próstata é feito a cada sete minutos, e que 25% dos portadores morrem devido à doença.

Na oportunidade, o médico falou sobre os fatores de risco, como idade, histórico familiar (se um parente de primeiro grau tiver a doença, as chances de a pessoa portar são duas vezes maiores; em caso de dois parentes, as chances sobem para seis vezes), obesidade e hábitos alimentares. Brum também falou a respeito do diagnóstico, que pode ser feito por meio de histórica clínica, toque retal ou o exame PSA (Antígeno Prostático Específico). O médico ainda destacou a importância de falar sobre o assunto, da campanha Novembro Azul e de realizar os exames de rotina.

“O Novembro Azul é importante para trazer a consciência de que o exame de toque retal não é problemático, não é doloroso. É um preconceito que se criou. Mas é um exame fácil, tranquilo e importante”, ressaltou o médico.

O prefeito Jorge Pozzobom, a secretária de Gestão e Modernização Administrativa, Verônica de David Antonio, e o secretário ajunto de Finanças, Luiz Francisco da Silva Correia, participaram da palestra. Na ocasiãoe, o chefe do Executivo destacou a importância do evento e o comprometimento do médico Luciano Brum.

“Esse é um momento especial, em que tratamos de um assunto que é de extrema importância para todos nós. O cuidado com a Saúde é algo com o qual nos preocupamos e que merece toda a nossa atenção”, ressaltou.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial