Inicial > Saúde > Notícias > Mateada e serviços de Saúde gratuitos...

Secretaria de Município da Saúde

20/11/2017

Mateada e serviços de Saúde gratuitos marcam início de debate sobre violência obstétrica na cidade


Abertura oficial foi realizada na Praça Saldanha Marinho na tarde desta segunda-feira com a presença de autoridades do Município (Foto: Deise Fachin)

1º Ciclo de Palestras para a Conscientização sobre Violência Obstétrica segue até sábado em Santa Maria

 

Até o próximo sábado (25), profissionais de Saúde, estudantes e a comunidade em geral estarão reunidos para tratar sobre um tema de fundamental importância para a sociedade: a violência obstétrica. É que a Câmara de Vereadores, com apoio da Prefeitura de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano (Unifra), promove, a partir desta segunda-feira (20), o 1º Ciclo de Palestras para a Conscientização sobre Violência Obstétrica.

A abertura oficial do evento foi realizada nesta tarde, na Praça Saldanha Marinho. No local, uma mateada foi realizada para fazer a divulgação do ciclo de palestras, que inclui debates e roda de diálogo com enfermeiras, médicos e psicólogos. Além disso, também foram disponibilizados, gratuitamente, serviços de Saúde à comunidade, como aferição de pressão e esclarecimentos quanto à violência obstétrica e a importância do pré-natal.

O trabalho sobre a violência obstétrica começou a ser realizado a partir de uma demanda da sociedade e a intenção do ciclo de palestras é promover a sensibilização e a qualificação dos profissionais que atuam direta e indiretamente no momento do parto. A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito Sergio Cechin; do secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Jardim; da superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes; de integrantes da Política da Saúde da Mulher e da Criança do Município; dos vereadores Francisco Harrisson e Valdir Oliveira, presidente e membro, respectivamente, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Santa Maria; da professora Claudia Dias, representante da Unifra; além das mães Bruna Fani e Bibiana Di Diácomo, que integram o Grupo de Mães na Luta Contra a Violência Obstétrica, Bruna Fani e .

Na oportunidade, Cechin ressaltou a importância de o Legislativo promover um debate sobre o tema, enfatizando que o Município tem feito sua parte na Atenção Básica, capacitando os profissionais e atendendo as gestantes do pré-natal ao pós-parto.

“Esse é um debate fundamental, pois é um assunto palpitante na sociedade e que pede a nossa reflexão. Todos precisamos fazer a nossa parte: o Município, capacitando a equipe e dando qualidade aos usuários, e o Legislativo, ouvindo a comunidade e servindo de elo com os órgãos competentes”, ressaltou Cechin.

“Violência obstétrica é qualquer tipo de violência física, moral ou psíquica a que a mulher é submetida no período gestacional, no parto e pós-parto. É um assunto que, até então, vinha esquecido, mas que precisa ser lembrado e debatido. Esse ciclo nos trará muitos questionamentos e conhecimentos que irão nos ajudar a fazer esse enfrentamento”, complementou a superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes.

O 1º Ciclo de Palestras para a Conscientização sobre Violência Obstétrica é promovido pela Câmara Municipal, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e da Unifra, por meio do seu Mestrado em Saúde Materno Infantil.

“Essa semana de palestras é um marco na história da nossa cidade. Pela primeira vez discutiremos uma ferida, uma doença que não acomete só Santa Maria, mas o mundo inteiro. O que estamos buscando é o respeito ao corpo da mulher, ao sentimento dessa mãe”, destacou o vereador Francisco.

 

PROGRAMAÇÃO

 Dia 22 de novembro

Horário: 18h

Local: Plenário da Câmara de Vereadores

Atividade: Palestras

Tema: Violência obstétrica e sua interface com a Atenção Primária em Saúde, com a enfermeira e professora doutora Laura Ferreira Cortes

Tema: Violência na atenção ao parto, com a mestre Lizandra Flores Chourabi

 

Dia 24 de novembro

Horário: 17h30min (Cadastramento)

Local: Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Rua Silva Jardim)

Atividade: Palestras

Tema: Diretrizes do atendimento humanizado ao parto do Ministério da Saúde, com o vereador e médico Francisco Harrisson

Tema: Reconhecendo a Violência Obstétrica: a mudança e seu percurso emocional, com a psicóloga Cristina Saling Kruel, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana

 

Dia 25 de novembro

Horário: 8h30min (Cadastramento)

Local: Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Rua Silva Jardim)

Atividade: Palestras

Tema: Violência Obstétrica: percepção dos profissionais de enfermagem a cerca do cuidado, com a mestre Amália Lúcia Marchry Santos (enfermeira)

Tema: Apresentação Hospital Sofia Feldman, com o médico obstetra Edson Borges de Souza

Horário: 10h30min às 10h45min (intervalo)

Roda de diálogo com o médico obstetra Edson Borges de Souza, do Hospital Sofia Feldman, e com a enfermeira Claudia Diaz, doutora em Ciências da Enfermagem

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial