Inicial > Saúde > Notícias > Unidades de Saúde de Santa Maria...

Secretaria de Município da Saúde

13/11/2017

Unidades de Saúde de Santa Maria promovem, ao longo do mês, atividades alusivas ao Novembro Azul


UBS Joy Betts promoverá um “Dia D”, em 16 de novembro, com agendamento exclusivo para atendimento dos homens (Foto: João Vilnei)

Rodas de conversa, orientações e ações em sala de espera são algumas das iniciativas que serão realizadas

 

Assim como em outubro, o mês de novembro também é dedicado à prevenção. Intitulado como “Novembro Azul”, diversas ações são realizadas ao longo do mês com o objetivo de conscientizar a população, especialmente os homens, sobre a importância da realização do exame para detectar o câncer de próstata.

Em Santa Maria, a Prefeitura Municipal está engajada na campanha e diferentes ações estão programadas para a marcar a data. Além de uma palestra no Centro Administrativo Municipal, no dia 23, com o urologista Luciano Brum, a programação de conscientização também acontecerá nas Unidades de Saúde de Santa Maria.

Pelo menos 10 locais, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), terão atividades. Entre as ações programadas (veja abaixo), estão previstas rodas de conversas, orientações, solicitações de exame para diagnóstico.

Boa parte das atividades serão realizadas no horário de funcionamento nas unidades, em sala de espera (antes dos atendimentos). Além disso, as unidades Ruben Noal, Maringá, Joy Betts e Floriano Rocha também promoverão ações ampliadas, em turnos estendidos ou em dias alternativos.

 

PROGRAMAÇÃO
 

UBS Joy Betts

Serão realizadas atividades durante a semana, em sala de espera, no horário de funcionamento da unidade. Serão feitas orientações de Saúde (sobre hipertensão e diabetes), distribuição de material informativo (sobre o câncer de próstata, importância de ir ao médico, entre outras) e solicitação de exames (de sangue, para verificar possíveis alteração na próstata) com posterior avaliação pelo médico. Também serão oferecidos testes rápidos.

Além disso, a UBS promoverá um “Dia D”, em 16 de novembro, quando serão realizados agendamentos exclusivo para consultas médicas do homem. Também serão feitas ações de cuidado com a saúde, roda de conversa e solicitação de exames. A atividade será realizada a partir das 13h30min. Os agendamentos podem ser feitos diretamente na Unidade.

 

UBS Floriano Rocha

A Unidade dedicará o dia 17 de novembro ao cuidado dos homens, tentando direcionar a maioria dos atendimentos a esse público. Serão feitas também, nesse dia, ações em sala de espera, falando sobre o câncer de mama e de próstata, alcoolismo, além de palestras. As atividades serão realizadas no horário normal de funcionamento da unidade.

 

ESF Maringá

Serão realizadas atividades em sala de espera, no horário de funcionamento da unidade, com temática voltada à Saúde do homem, com roda de conversa sobre o autocuidado, promoção de saúde e qualidade de vida (incluindo saúde mental) e prevenção dos principais agravos causadores de mortalidade (diabetes, hipertensão, câncer de próstata e outros, além de causas externas).

Além disso, no dia 23 de novembro, a ESF disponibilizará um turno alternativo de atendimento para consultas médicas dos homens. As consultas serão realizadas das 17h às 20h. Nesse dia, também serão realizadas ações educativas.

 

UBS Ruben Noal

A Unidade promoverá, no dia 25 de novembro, ações voltadas ao Novembro Azul e, também, ao Outubro Rosa. Intitulada de “Feira de Saúde”, as atividades serão realizadas das 8h às 18h. Serão ofertados à comunidade coleta de preventivo de câncer do colo do útero; solicitação de mamografia; confecção de cartão SUS; testagem rápida para HIV e Sífilis; pesagem dos beneficiários do programa bolsa família; verificação de pressão; realização de teste de glicose; orientações quanto à tuberculose, hanseníase e tabagismo; e avaliação da saúde do homem.

 

UBS Oneyde de Carvalho

A Unidade está concluindo a programação, que deve ter início nesta semana. Serão realizadas ações em sala de espera, durante horário de funcionamento da Unidade, com oferta de testes rápidos, ação de autocuidado na saúde do homem, orientações e solicitação de exame via protocolo

 

ESF Bela união

Promoverá atividades em sala de espera, durante o horário de expediente da unidade. Serão realizadas ações em diferentes dias da semana, em sala de espera, com roda de conversa e coleta de exames (de sangue, para verificar possíveis alterações na próstata)

 

UBS Kennedy

Realizará ações em sala de espera, durante o horário de expediente da unidade. As atividades abordarão a saúde do homem, orientações sobre o câncer de próstata, diabetes e hipertensão. Também serão ofertados testes rápidos.

 

ESF Alto da Boa Vista

Serão realizados, ao longo do mês, atendimentos focados nos homens, com oferta de exame e ações de orientação em grupo na Unidade, durante a sala de espera.

 

ESF Santo Antão

Serão realizadas ações ao longo do mês, no horário de expediente da unidade, com atendimento médico, ações em sala de espera, solicitação de exame para rastreio do câncer de próstata e orientações de questões relacionadas à saúde.

 

UBS Waldir Mozzaquatro

Realizará ações educativas durante a semana, com temas relacionados à importância da prevenção e do autocuidado para o homem com idade superior aos 50 anos, doenças nessa faixa etária, além da solicitação de exame para diagnóstico.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial