Inicial > Saúde > Notícias > Projeto “Sorria Criança” será realizado neste...

Secretaria de Município da Saúde

09/11/2017

Projeto “Sorria Criança” será realizado neste sábado no Centro de Especialidades Odontológicas


Escovações supervisionadas e orientações serão realizadas com as crianças (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Evento é uma edição especial do “Sorria Santa Maria” e atenderá cerca de 60 crianças que já tiveram as consultas agendadas

 

Buscando atender a demanda de crianças do Município que necessitam de tratamento odontológico, o projeto “Sorria Santa Maria” realizará, neste sábado (11), uma edição especial: o “Sorria Criança”, que disponibilizará atividades recreativas e, sobretudo, ações de cuidado bucal a crianças e adolescentes. O evento será realizado das 8h30min às 16h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Ao todo, serão atendidas 60 crianças, dos seis aos 13 anos, que já tiveram as consultas agendadas pela Secretaria de Saúde. Os contemplados no projeto são alunos de escolas da cidade que, atualmente, não contam com Unidades de Saúde de referência para serviços de saúde bucal.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, o tratamento dentário será destinado às crianças que foram previamente agendadas. Mas, quem comparecer espontaneamente ao CEO, também será atendido. Para esse público – meninos e meninas de qualquer faixa etária – serão realizadas escovações supervisionadas, orientações de saúde e exame bucal.

O “Sorria Criança” ainda ofertará ações de promoção e prevenção de Saúde, a partir do trabalho integrado com as Políticas de Saúde do Município. Serão realizadas orientações sobre HPV para adolescentes e adultos, além de esclarecimentos sobre os serviços de Saúde do Município, com a presença da Política do HIV/AIDS, da Criança e da Mulher e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), além da equipe da Unidade Móvel. O evento contará ainda com apoio do Sesc, que disponibilizará brinquedos e atividades de recreação, e dos grupos “Confraria Semeando o Bem” e “Anjos da Alegria”.

“O ‘Sorria Santa Maria’ foi criado com o objetivo de reduzir a fila de espera por tratamento odontológico no Município. Já atendemos centenas de pessoas e, desta vez, queremos oportunizar os cuidados com a saúde bucal também para o público infantil, para que eles percam o medo do dentista, tenham acesso a um tratamento diferenciado e cresçam com um sorriso saudável”, explicou Patrícia.

O Centro de Especialidades Odontológicas está localizado na Avenida Borges de Medeiros, nº 804. Também atuarão no evento residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e os acadêmicos da Odontologia da UFSM e do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).


Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial