Secretaria de Município da Saúde

09/11/2017

Prefeitura promove capacitação sobre urgências em pneumopatias para médicos e enfermeiros


Capacitação foi conduzida pelo médico pneumologista Rogério Fabra (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Curso abordou uso de medicamentos para tratamento de asma e doenças broncopulmonares


Buscando qualificar o serviço oferecido na Rede de Saúde do Município, a Prefeitura de Santa Maria promoveu uma capacitação técnicos para médicos e enfermeiros do quadro. O curso tratou sobre urgências em pneumopatias (asma e doenças broncopulmonares obstrutivas crônicas – DBPOC) e foi realizado na última terça-feira (07), no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Nepes).

A capacitação foi conduzida pelo médico pneumologista Rogéfio Fabra, que atua em Santa Maria. No encontro, Fabra abordou, entre outros temas, assuntos relacionados ao tratamento das doenças. O médico apresentou os medicamentos que podem e devem ser utilizados no tratamento dos pacientes, bem como as medicações que já estão em desuso.

A capacitação foi promovida pela Secretaria de Saúde e contou com a participação de médicos, enfermeiros e responsáveis técnicos dos Pronto Atendimentos (PAs) do Patronato e da Tancredo Neves, médicos e enfermeiros da Atenção Básica – especialmente das Estratégias Saúde da Família (ESFs), além de alunos do curso de Fisioterapia da Ulbra e da Residência em Urgência, Emergência e Trauma da Unifra.

“Nossa ideia com esta capacitação é qualificar os serviços que oferecemos. Esses cursos são fundamentais para os nossos servidores e, mais ainda, para trazer uma medicina de qualidade para os nossos usuários”, explicou a coordenadora de Urgência e Emergência do PA do Patronato, Sandra Hertz, ressaltando que a Secretaria de Saúde está preocupada em promover, periodicamente, capacitações com os funcionários.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Divulgação/ Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial