Secretaria de Município da Saúde

06/11/2017

Na sexta-feira, atividades na Praça Saldanha Marinho marcarão o Dia Mundial do Diabetes no Município


Atividades serão realizadas na praça ao longo da sexta-feira (Foto: João Vilnei)

Serão realizados, das 9h30min às 16h30min, testes de glicose e orientações de saúde

 

Na próxima sexta-feira (10), quem passar pela Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, poderá dedicar um tempinho para o cuidado com a saúde. É que o local sediará as atividades alusivas ao “Dia Mundial do Diabetes”. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, Sociedade Brasileira de Diabetes e Associação dos Diabéticos de Santa Maria, com apoio do Lions Clube Santa Maria Centro e da Sociedade de Medicina de Santa Maria.

De acordo com o médico endocrinologista Marcos Troian, membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes e coordenador do evento em Santa Maria, as atividades no local iniciam às 9h30min e encerram às 16h30min. Ao longo do dia, serão realizadas orientações em saúde, relativas à prevenção do diabetes, além de testes de dosagem de glicose gratuitos, enquanto houver material disponível. Entre as orientações a serem abordadas, estão o diagnóstico precoce, a questão da alimentação, da prática de atividades físicas, entre outras ações.

“Nossa intenção é fazer com que as pessoas pensem mais no diabete, pois o diagnóstico não é tão difícil assim. O grande desafio é que essa é uma doença assintomática (que pode não apresentar sintomas). Por isso, a prevenção e a orientação são essenciais”, explica o médico.

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, no entanto, ao longo do mês são realizadas diferentes ações em nível internacional. Assim, cada cidade pode determinar uma data para realizar suas atividades. O evento em Santa Maria contará ainda com o apoio e participação dos acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma).

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial