Inicial > Saúde > Notícias > Acadêmicos participam de capacitação para seleção...

Secretaria de Município da Saúde

27/10/2017

Acadêmicos participam de capacitação para seleção do Programa Primeira Infância Melhor


Prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a capacitação na tarde desta sexta-feira (Foto: João Alves)

Curso iniciou nesta sexta-feira e se estende durante o sábado, com palestras sobre o funcionamento do programa e outras temáticas

 

Iniciou nesta sexta-feira (27) e segue durante todo o dia de sábado (28), a IX Capacitação para Seleção de novos visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O curso é realizado no prédio 14, no conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Unifra), com o objetivo de preparar estudantes de diferentes cursos de graduação da instituição para a atuação no programa.

A capacitação é voltada para estudantes dos cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Pedagogia e Nutrição da Unifra, que já estão inscritos e participando das demais etapas de seleção. Cerca de 28 acadêmicos participam do processo, e a intenção é selecionar 14 novos visitadores, que atuarão no programa até agosto de 2018.

Na tarde desta sexta-feira, o prefeito Jorge Pozzobom acompanhou parte da capacitação. Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou a relevância das ações desenvolvidas pelo PIM, sobretudo, através da participação dos estudantes, que têm o papel de realizar visitas domiciliares às famílias atendidas pelo programa, podendo, a partir daí, diagnosticar problemas e dificuldades.

“Não tenho dúvidas que esse programa tem um papel fundamental para muitas famílias. E, vocês, podem ser o primeiro passo para salvar uma vida. Nos ajudem a fazer esse trabalho, que é extremamente importante”, pediu o prefeito.

Durante a capacitação, serão abordadas, entre outros assuntos, o funcionamento do programa, as áreas de abrangência em Santa Maria (no momento, o PIM tem atividades em algumas vilas dos bairros Nova Santa Marta, Urlândia e Salgado Filho), a dinâmica das visitas domiciliares, a importância do programa na formação dos acadêmicos bolsistas, entre outros assuntos.

“Essa capacitação é uma das etapas para que possamos selecionar novos visitadores. Eles irão atuar com crianças até os seis anos e gestantes de áreas em vulnerabilidade, trabalhando a função socioeducativa das famílias. Essa capacitação ajuda a fortalecer e preparar esses acadêmicos”, ressalta a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte.

No sábado, a capacitação é realizada das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 18h, no prédio 14, cojunto III da Unifra (Rua Silva Jardim, 1.175).

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial