Secretaria de Município da Saúde

27/10/2017 27/10/2017 18h57m

Evento multi-institucional na Praça Saldanha Marinho orienta sobre o AVC e oferece serviços de Saúde


Cerca de 500 pessoas foram atendidas no evento (Foto: João Alves)

Profissionais repassaram informações sobre os sinais, sintomas e prevenção da doença, além de realizarem atividades como aferição de pressão e verificação de peso

 

Quem passou pela Praça Saldanha Marinho na tarde desta sexta-feira (27) pode acompanhar a orientação de diferentes profissionais com relação ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). No local, foi realizado um evento multi-institucional, em comemoração ao Dia do AVC (29 de outubro), com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção, os sinais e o tratamento do AVC. Cerca de 500 pessoas foram atendidas no evento.

Diferentes “estações” foram montadas para oferecer serviços de Saúde que podem auxiliar na prevenção do AVC. No local, era possível fazer a aferição da pressão arterial, verificação de peso, altura e circunferência, teste de glicemia, entre outros.

“Queremos que a população reconheça os sintomas precocemente, que ela saiba onde buscar ajuda e a quem recorrer para que o paciente possa chegar no local certo e seja atendido no tempo adequado para reduzir as sequelas”, explica a coordenadora de Urgência e Emergência do Pronto Atendimento (PA) do Patronato, Sandra Hertz.

De acordo com a médica neuroradiologista intervencionista do Hospital de Caridade e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Daniela Teixeira, um acidente vascular cerebral tem impacto muito grande na vida de um paciente, na família e no cotidiano. Assim, a intenção do evento foi prevenir a doença, por meio da conscientização. “Nosso propósito é esclarecer e orientar para que o paciente possa ser tratado e atendido em tempo hábil”.

O evento reuniu aproximadamente 60 profissionais, e contou com a participação de representantes da Prefeitura (Secretaria de Saúde e PA do Patronato), do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), do Hospital de Caridade, da Unimed, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de instituições de ensino da cidade. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou o evento. Além de verificar a pressão e a circunferência, o chefe do Executivo também ouviu a orientação dos profissionais.

“Todos nós sabemos a importância de tratar a Saúde com a prevenção. Mas a nossa maior felicidade é que, pela primeira vez, houve uma integração de diferentes instituições da cidade, ligadas à Saúde, para oferecer esses serviços à comunidade”, ressaltou o prefeito.

A aposentada Marion da Silva, 70 anos, foi uma das atendidas no evento. Moradora de Porto Alegre, a idosa passeava no Centro com o neto, quando percebeu a ação e resolveu participar. Segundo ela, o cuidado com a Saúde é essencial.

“A gente sempre deve se cuidar. Eu já tenho alguns problemas de saúde, então, como eles estavam oferecendo os serviços, resolvi participar”.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) e Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial