Inicial > Saúde > Notícias > Caminhada Rosa da ESF Roberto Binato...

Secretaria de Município da Saúde

27/10/2017

Caminhada Rosa da ESF Roberto Binato percorre diferentes ruas para alertar sobre o câncer de mama


Grupo passou por diferentes ruas do Bairro Juscelino Kubitschek (Foto: João Alves)

Mais de 400 pessoas realizaram o trajeto, que contou com fusca rosa, faixas, cartazes e muita animação

 

Mais de 400 pessoas atenderam ao chamado da Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato e participaram, na manhã desta sexta-feira (27), da “Caminhada Rosa” promovida pela Unidade de Saúde. Com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o câncer de mama e outras doenças que atingem homens e mulheres, a caminhada percorreu diferentes ruas das vilas Caramelo e Jockey Club e uniu, pelo caminho, crianças, idosos e professores engajados no combate à doença.

Durante o trajeto o grupo carregou balões, faixas e cartazes, com dizeres como “O câncer não espera” e “ESF Roberto Binato apoia o Outubro Rosa”. Além disso, um fusca rosa conversível, com música e personagem caracterizada, animou a caminhada do grupo, que contou com a presença da secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, e da superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes.

“Esse é o caminho para melhorar a qualidade de vida da população. É a prevenção e promoção de Saúde, algo em que nós, também, estamos investindo”, ressaltou a secretária Liliane.

“Ações como essa reforçam a importância do diagnóstico precoce e da necessidade de que todos procurem os serviços de Saúde e se cuidem”, complementou Suzana.

Parte da equipe da ESF Roberto Binato participou da caminhada. Além dos profissionais, estudantes e professores das escolas municipais da região, Altina Teixeira, Martinho Lutero e Irmão Quintino, e dos grupos de saúde da ESF e estudantes de cursos do Centro Universitário Franciscano também fizeram o trajeto. No meio do caminho, as crianças entregavam à comunidade adesivos e panfletos com orientações sobre prevenção ao câncer.

“Essa caminhada é para lembrar para as pessoas que essa é uma doença que mata e que atinge homens e mulheres. Nossa intenção era reforçar a prevenção e incentivar que eles procurem a unidade de Saúde, façam o autoexame. Esse é um alerta”, explicou a enfermeira responsável da ESF, Bruna Skrebsky.

Pelo caminho, famílias da comunidade acompanhavam a caminhada. É o caso da dona de casa Eliane Brutti, 44 anos, do marido, o açougueiro Celestino Ribeiro, 45, e do filho do casal, o pequeno Diogo Brutti Ribeiro, cinco anos. Os três fizeram questão de aderir à Caminhada Rosa depois que Diogo, que está em acompanhamento na ESF por suspeita de hipertensão, foi convidado a participar. “Viemos para acompanhar ele e porque é muito importante que a gente se previna”, contou Eliane.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial