Secretaria de Município da Saúde

24/10/2017

II Encontro de Saúde Bucal reúne profissionais de Odontologia de Santa Maria e região


Prefeito Jorge Pozzobom participou da mesa de abertura (Foto: João Alves)

Atividade ocorre nesta terça e quarta-feira e trabalhará uma abordagem multiprofissional da área

 

Durante esta terça (24) e quarta-feira (25), profissionais de Santa Maria e da Região Central estarão reunidos no II Encontro de Saúde Bucal do Município, organizado pela Prefeitura. A atividade é realizada no Hotel Morotin do Centro, e tem o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais, promover a integração dos mesmos e trabalhar uma abordagem multiprofissional, integrativa e humanizada da área da Saúde Bucal.

O encontro é voltado para cirurgiões-dentistas de Santa Maria e região, acadêmicos de Odontologia e demais profissionais de Saúde do Município. Ao longo dos dois dias, serão realizados relatos de experiências, palestras sobre o acesso à área da Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), a humanização em Odontologia, as linhas de cuidado nas Redes de Atenção à Saúde e a integração entre ensino, serviço e comunidade.

Nesta manhã, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, participaram da mesa de abertura do evento. Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou a relevância com que a área da Saúde é tratada dentro do Governo Municipal, ressaltando que a Saúde Bucal também passou a ser fundamental para o Executivo. O prefeito detalhou os dados do programa Mutirão Fila Zero, lembrando que o “Sorria Santa Maria”, o “Fila Zero da Odonto”, foi uma iniciativa dos servidores do Município para oferecer tratamento odontológico em um dia alternativo à comunidade.

“Eu fiquei encantado pelo Sorria, porque, através do trabalho de vocês, estamos atendendo quem mais precisa. Eu aprendi muito com vocês e estamos incluindo, de maneira inédita, a Saúde Bucal no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual. A Saúde Bucal fará parte do nosso Projeto de Governo”, ressaltou o prefeito.

Na oportunidade, a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, também destacou as conquistas na Saúde Bucal do Município. “Já avançamos bastante, mas ainda temos muito a caminhar. A Gestão está de portas abertas para receber as contribuições dos nossos dentistas”.

“Estamos aqui, trabalhando de maneira integrada com as demais Políticas de Saúde do Município, com a Gestão e as superintendências, com um objetivo comum de promover Saúde. Assim, quem sai ganhando, é a população santa-mariense”, ressaltou a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Santa Maria, Patrícia Campagnol.

Também integraram a mesa de abertura, a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes; o coordenador da Política de Saúde Bucal da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Glauber Oliveira; a coordenadora da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elenir Fedosse; o professor da Universidade de Brasília (UnB), Gilberto Pucca.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial