Secretaria de Município da Saúde

05/10/2017

Mulheres da Aldeia Guarani recebem orientações e participam de ação do Outubro Rosa


Atividade foi realizada dentro da aldeia, para contemplar o maior número de indígenas (Foto: Deise Fachin)

Profissionais de enfermagem realizaram a coleta de material para exame preventivo das indígenas e exame clínico das mamas

 

Com a intenção de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama, tem início, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Diferentes ações são organizadas com o objetivo de conscientizar as mulheres com relação ao diagnóstico precoce da doença.

Nesta quinta-feira (05), as mulheres indígenas da Aldeia Guarani, localizada próxima ao Distrito Industrial, participaram de uma ação da campanha. Além de receberem esclarecimentos e orientações, profissionais de enfermagem fizeram a coleta de material para exames preventivo das indígenas e realizaram o exame clínico das mamas, encaminhando as mulheres para exames de mamografia.

A ação foi organizada pela Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria. A técnica em enfermagem da Sesai, Iveti Teixeira; a enfermeira Tamiris Pugin e a técnica em enfermagem Neiva Flesch, ambas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, além de residentes que atuam na unidade, estiveram na Aldeia Guarani realizando a intervenção com as indígenas. De acordo com Tamiris, a UBS Ruben Noal é a referência de Saúde para os indígenas da aldeia. Assim, a coleta de preventivo e os exames clínicos foram realizados em parceria com a unidade.

“Ações como essas são importantes para identificar alterações antes que as mulheres estejam doentes, sendo possível iniciar um tratamento. É uma ação de prevenção de Saúde”, destaca Tamiris.

Iveti explica que a ação vem sendo planejada desde o início do ano, quando teve início o trabalho de Saúde na aldeia. Conforme Iveti, na última terça-feira (03), ela e uma agente de Saúde indígena passaram nas casas das mulheres, convidando para que participassem da ação desta quinta.

“Além de promoverem Saúde, esses exames permitem que, se há algum problema mais grave, eles sejam detectados e as indígenas não precisem de uma internação, por exemplo. Nós sabemos que, para elas, a internação gera um transtorno, em função da cultura e dos costumes. Além disso, essas ações ajudam a quebrar tabus e a incentivar que elas cuidem da Saúde e se previnam”, explica Iveti.

O EXAME CITOPATOLÓGICO

O exame realizado com as indígenas trata-se do “Papanicolau”, que é o exame preventivo do câncer de colo uterino. A coleta consiste na raspagem de células do colo uterino com o objetivo de identificar alterações na célula, como lesões a doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. A partir da coleta, os materiais são levados para análise e, posteriormente, os resultados (se positivo, negativo ou com alguma alteração), serão apresentados às indígenas, para os devidos encaminhamentos.

Na próxima terça-feira (10), às 7h, a mesma ação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Antônio Reis. No dia, serão atendidas as mulheres indígenas da Aldeia Kaingangs.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial