Inicial > Saúde > Notícias > Atrações culturais movimentam a Gare da...

Secretaria de Município da Saúde

04/10/2017 05/10/2017 18h11m

Atrações culturais movimentam a Gare da Estação durante o Sesc Estar Bem Santa Maria


As crianças vibraram com as mágicas e intervenções do Palhaço Rabito (Foto: Deise Fachin)

Teatro de fantoches “Sorrindo para o Futuro” é a atração programada para esta quinta-feira

 

Enquanto nas unidades de Saúde estacionadas na Gare da Estação Férrea são realizadas centenas de atendimentos médicos e exames, no pátio do local é o entretenimento que toma conta. Joguinhos infantis, desenhos, palestras lúdicas e intervenções artísticas e culturais também fazem parte da programação do Sesc Estar Bem Santa Maria, evento criado a partir da parceria da Prefeitura Municipal com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio do Senac local, e que movimentará a Gare até o próximo domingo (08).

Na tarde desta quarta-feira (04), quem animou o público foi o Palhaço Rabito, do Teatro VagaMundo. Desde que o evento iniciou, no último sábado (30), Rabito já circulou diversas vezes pela Gare, entretendo adultos e crianças. Com mágicas, piadas, tombos, imitações, músicas e muito bom humor, o palhaço divertiu quem aguardava por atendimento e, também, quem foi até o local apenas para aproveitar as atividades de lazer disponibilizadas. É o caso da técnica em enfermagem Gicéli Aguiar, 23 anos, que levou os filhos, Emanuelly, de um ano, e Henri, cinco, para se divertirem no evento.

“Muito boa a iniciativa, pois, assim, eu trouxe as crianças, para elas saírem um pouco de casa. Eles gostam e se divertem”, contou ela.

Na mesma tenda em que o Palhaço Rabito apresentava suas intervenções, a equipe da Superintendência da Vigilância em Saúde do Município aproveitava para repassar lições importantes de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os adultos e crianças, além de assistirem à exibição de vídeos, também conheceram a música “Um Mosquito”, paródia do hit “Despacito”, produzida por agentes de Saúde de Santa Maria, e que traz dicas de prevenção ao vetor.

“Eu estou gostando de tudo, do vídeo do mosquito, que ensinou como a gente deve cuidar, e das mágicas do palhaço. Estou me divertindo bastante”, contou a pequena Gabriela Alexandra de Castro, sete anos, que foi ao local acompanhada da irmã Inês da Silva, 22 anos, e do irmão Alex Valeriano de Castro, seis anos.

Até o próximo domingo, outras atividades estão previstas. Nesta quinta-feira (05), às 10h, haverá a apresentação da peça “Sorrindo para o Futuro”, uma iniciativa das dentistas da Prefeitura de Santa Maria em parceria com o Sesc, e que traz orientações sobre saúde bucal por meio do teatro de fantoches. Além disso, estão previstas também novas intervenções do Palhaço Rabito, apresentação de coral, percussão e outras atrações (veja a programação abaixo).

ATENDIMENTOS

O Sesc Estar Bem Santa Maria é um evento inédito no Município e que tem como objetivo reduzir as filas de espera em diferentes áreas da Saúde e garantir atendimento de qualidade à população. São disponibilizados exames oftalmológicos, de ultrassonografia, mamografia e odontologia, agendados previamente pela Secretaria de Saúde do Município. Conforme a organização, em quatro dias já foram realizados um total de 839 exames e consultas, sendo 240 exames e consultas odontológicas. Mais de duas mil pessoas já circularam pelo local desde que o evento começou.

 

PROGRAMAÇÃO

05/10 (Quinta)

- 8h às 17h: Atendimentos nas Unidades Móveis OdontoSesc e USSP, previamente agendados

- 8h às 17h: Orientação profissional com o Senac

Brinquedos recreativos

- 10h: Apresentação teatral do Programa Sorrindo para o Futuro

- 15h: Apresentação Vozes que Tocam o Coração

 

06/10 (Sexta)

- 8h às 17h: Atendimentos nas Unidades Móveis OdontoSesc e USSP, previamente agendados

- 8h às 17h: Orientação profissional com o Senac

- À tarde, brinquedos recreativos

- 15h30min: Palhaço Rabito (Teatro VagaMundo)

- 17h: Espetáculo “Gaita, Violão e Voz”, de Gustavo Iser

 

07/10 (Sábado)

- 8h às 17h: Atendimentos nas Unidades Móveis OdontoSesc e USSP, previamente agendados

- 8h às 17h: Orientação profissional com o Senac

Brinquedos recreativos

- 15h: Espetáculo “Baú Brasil Criança: Um Tesouro Musical” (Cia Jardim de Cataventos)

- 16h: Oficina de Percussão Social Atoque

 

08/10 (Domingo)

- 8h às 17h: Atendimentos nas Unidades Móveis OdontoSesc e USSP, previamente agendados

Brinquedos recreativos

- 15h30: Espetáculo do Palhaço Rabito (Teatro VagaMundo)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial