Secretaria de Município da Saúde

02/10/2017 02/10/2017 16h16m

Sesc Estar Bem Santa Maria: com ações de Saúde e Lazer, evento movimenta a Gare da Estação


Quatro unidades móveis oferecem exames, consulta oftalmalógica, tratamento odontológico (Foto: Deise Fachin)

Mais de 290 atendimentos já foram realizados no evento, que é uma parceria da Prefeitura e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc
 

Quem comparece à Gare da Estação Férrea do Município desde o último sábado (30) encontra um cenário diferente do convencional. No local, quatro “ônibus”, estacionados no pátio da estação, concentram ações direcionadas a adultos e crianças e que têm um objetivo em comum: oferecer atendimento de Saúde e atividades de Cultura, Lazer e Educação.

É que o local sedia, até o próximo domingo (08), o Sesc Estar Bem Santa Maria, um evento inédito na cidade, criado a partir da parceria da Prefeitura com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio do Senac local. O objetivo da iniciativa é reduzir as filas de espera em diferentes áreas da Saúde e garantir atendimento de qualidade à população. Por isso, são disponibilizados exames oftalmológicos, de ultrassonografia, mamografia e odontologia. Ao todo, serão realizados um total de 1.672 exames, consultas médicas e tratamentos odontológicos.

Conforme a organização, até esta segunda-feira (02), 295 atendimentos já foram realizados no Sesc Estar Bem Santa Maria. Durante a manhã e a tarde desta segunda, cerca de 300 pessoas circularam pelo local.

Os quatro ônibus estacionados na Gare são as unidades móveis do Sesc: duas Unidades Sesc de Saúde Preventiva (USSP), uma Unidade Móvel de Saúde Bucal (OdontoSesc) e uma Unidade Móvel de Cultura e Lazer (RecreArte). Na USSP, são realizadas as consultas, exames e testes rápidos. Já na OdontoSesc, são disponibilizados os atendimentos dentários. Nessa unidade, há quatro dentistas e dois auxiliares, que realizam diferentes tratamentos, como extração, restauração, limpeza, entre outros.

Ainda, há uma “sala de espera”, onde os usuários aguardam serem chamados nas unidades móveis, bem como área de recreação, com brinquedos infláveis e cama elástica. A dona de casa Gloria Maria Antunes Rodrigues, 32 anos, esteve no local nesta segunda, junto com a filha Érika, 14 anos. Gloria realizou exames preventivos, além de consulta oftalmológica. Segundo ela, que aguardava há cerca de dois meses pela realização dos exames, o evento foi uma oportunidade única.

“Eu amei, estão de parabéns. É uma iniciativa muito importante, que nos beneficia bastante. Se pudéssemos ter mais vezes, seria ótimo”, disse ela.

A auxiliar de serviços gerais Mara Regina Maciel, 48 anos, também foi chamada para  exames preventivos e oftalmológicos. No local, ela já aproveitou para realizar os testes rápidos. “Eu estava aguardando por esses exames, então, aproveitei a oportunidade”, contou.

 

ACESSO AOS ATENDIMENTOS

O acesso aos exames disponibilizados no Sesc Estar Bem Santa Maria é feito mediante agendamento, realizado conforme a lista de espera do Município. Assim, o usuário é contatado pela Secretaria de Saúde, devendo comparecer ao local para a retirada do protocolo de atendimento. A organização ressalta a necessidade de que os usuários que aguardam a realização de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mantenham seus contatos atualizados e ativos para que possam ser contatados pela Prefeitura.

Durante o evento, também serão oferecidos, por livre demanda, testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, além de escovações supervisionadas, que não necessitam da retirada de senhas para serem realizados.

Informações referentes a agendamentos e disponibilidade de atendimento podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, no Setor de Regulação da Superintendência de Ações em Saúde, pelos telefones (55) 3921-7206, 3921-7224 e 3921-7226.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial