Secretaria de Município da Saúde

29/09/2017 29/09/2017 17h37m

Prefeitura apresenta Relatório de Gestão da Saúde referente ao segundo quadrimestre do ano


Exposição dos dados foi realizada durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Foto: Deise Fachin

Entre os dados apresentados, destaque para o investimento da Prefeitura, no valor de R$ 22 milhões, para a área da Saúde

Seguindo as determinações legais, a Prefeitura de Santa Maria apresentou, na manhã desta sexta-feira (29), o Relatório de Gestão Físico-Financeiro das ações executadas na Secretaria de Saúde do Município. Os dados são referentes ao segundo quadrimestre do ano, ou seja, do período de maio a agosto.

A explanação dos dados e indicadores foi realizada durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Conforme a assessora de Planejamento e Gestão de Projetos da Secretaria de Saúde, Ana Paula Seerig, a apresentação do relatório tem o objetivo de prestar contas do que é realizado pelo Município em relação à programação anual pactuada pela Saúde, bem como demonstrar onde foram aplicados os recursos, auxiliando no acompanhamento e avaliação das iniciativas indicadas no Plano Municipal de Saúde.

Entre as ações abordadas, foram apresentadas a execução de receita e despesa do período, detalhando-se as fontes Municipal, Estadual e Federal de recursos. No caso do Município, vale destacar o investimento de mais de R$ 22 milhões da Prefeitura na área da Saúde nesse quadrimestre, o que corresponde a cerca de 19% da arrecadação de imposto, sendo que o mínimo que deveria ser investido seria 15%.

Na oportunidade, também foram apresentados dados referentes à produção da Secretaria de Saúde, como quantidade de consultas médica em atenção especializada (31.744 atendimentos no período), de atendimento de urgência (49.515), entre outros. Ainda, foram destacadas as ações de investimento na Saúde, como a habilitação pelo Ministério da Saúde de cinco novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo que já estão em atuação uma equipe na unidade de Saúde Wilson Paulo Noal, em Camobi, e, outra, na Kennedy.

O processo de territorialização e a Planificação da Atenção Básica também foram detalhadas, assim como a capacitação dos agentes comunitários de Saúde, o projeto “Sorria Santa Maria”, as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Setor de Tuberculose. Ainda, foram explanadas também aspectos relativos a Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial, Atenção Ambulatorial Especializada, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde.

Outro indicador positivo é o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na Saúde, que aumentou a cobertura de 38,6% em 2016 para 47,10% neste ano. Assim, o Munícipio atingiu o pactuado, que foi de 40%.

“A apresentação desse relatório é uma oportunidade de mostrarmos para a comunidade as ações que viemos realizando, pois raramente a população recebe essas informações. Temos evoluído em muitas ações e muitas vezes não temos oportunidade de apresentar isso”, ressalta Ana Paula.

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial