Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura de Santa Maria e 4ª...

Secretaria de Município da Saúde

21/09/2017 21/09/2017 17h21m

Prefeitura de Santa Maria e 4ª CRS se reúnem para tratar sobre demandas da Saúde no Município


Representantes da Prefeitura e do Estado estiveram reunidos para encaminhar soluções (Foto: Deise Fachin)

Atrasos no pagamento para o Hospital Casa de Saúde e assuntos referentes ao Husm estiveram entre os temas discutidos

 

Preocupados em encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas na Saúde no Município, a Prefeitura de Santa Maria e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) estiveram reunidas, nesta quinta-feira (21), para tratar das demandas da área. A reunião foi realizada entre a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, o adjunto da pasta, Rodrigo Jardim, e o delegado regional da 4ª CRS, Roberto Schorn.

Entre os assuntos, foram tratadas questões referentes ao atraso de repasses para o Hospital Casa de Saúde de Santa Maria, situação que ameaça a continuidade dos serviços da maternidade no local. Na oportunidade, Schorn informou que o Estado deve pagar, até esta sexta-feira (22), um total de R$ 205 mil ao hospital. Além disso, mais cerca de R$ 300 mil também devem ser depositados para a instituição até o final deste mês. Os recursos são referentes a valores que estavam em atraso por parte do Governo do Estado.

“O momento para a área da Saúde é grave e requer a união das instituições para resolver o problema. A Prefeitura está empenhada em colaborar e ajudar na busca por soluções”, enfatizou a secretária Liliane Mello Duarte.

Durante a reunião, os gestores trataram também sobre a situação do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que teve a UTI Neonatal fechada para novos pacientes em função de uma contaminação bacteriana. De acordo com Schorn, a Vigilância Sanitária da 4ª CRS está acompanhando a situação e estuda, junto à Prefeitura, alternativas para amenizar o problema, já que a referência para gestantes de alto risco de Santa Maria e de outras cidades da região segue sendo o Husm.

“A 4ª CRS está em permanente contato com o Nível Central, em Porto Alegre, procurando encontrar alternativas para o encaminhamento desses pacientes, bem como está em tratativas com a Casa de Saúde para evitar a suspensão dos atendimentos”, destacou o delegado.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial