Inicial > Saúde > Notícias > Unidades de Saúde do Município abriram...

Secretaria de Município da Saúde

17/09/2017 17/09/2017 12h17m

Unidades de Saúde do Município abriram as portas no sábado para a Campanha de Multivacinação


Na ESF Roberto Binato, as crianças foram recebidas com palhaços, pirulitos e Espaço Kids (Foto: João Alves)

Atualização da carteira de vacinas ofereceu 17 imunizações para crianças, adolescentes e gestantes

 

A pauta principal do Município neste sábado (16) foi a Saúde. Além da “Campanha de Combate a Hepatite C” e do projeto “Sorria Santa Maria”, o cronograma de atividades contou ainda com participação de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas Unidades Distritais e 11 unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) na Campanha Nacional de Multivacinação.

Das 8h às 17h, as 25 unidades de Saúde participantes do “Dia D” do mutirão estiveram abertas para garantir que a imunização chegasse até o público-alvo da campanha: crianças e adolescentes menores de 15 anos (além de gestantes). De acordo com o Ministério da Saúde, 53% dessas populações não estão com a vacinação em dia.

Cumprindo uma agenda dedicada à Saúde, o prefeito Jorge Pozzobom, a secretária de Saúde, Liliane Mello, e  a superintendente de Atenção Básica de Santa Maria, Maria Suzana Lopes, visitaram postos do Município para acompanhar a mobilização das equipes. Na ESF Vitor Hoffman, na Vila Rossi, o chefe do Executivo lembrou o recente destaque da unidade de Saúde nas redes sociais e na imprensa, por conta da repercussão do vídeo “Um mosquito” – paródia da música “Despacito” para conscientizar a população sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“É essa entrega, essa dedicação e esse empenho que fazem a diferença no clima que estamos imprimindo à Saúde de Santa Maria. Além de tudo o que estes servidores já têm feito, por estarem aqui hoje, em um dia chuvoso em que poderiam estar em casa, com suas famílias, é extremamente gratificante”, agradeceu Pozzobom.

Liliane lembrou que a Campanha Nacional de Multivacinação é uma atualização da caderneta de vacinas regulares, mas também uma oportunidade de iniciar ou completar o esquema de imunização do Ministério da Saúde.

"Toda vacina é importante e nenhuma deve ser renegada. Por isso os pais devem estar atentos ao cronograma de vacinação dos filhos e aproveitar oportunidades como essa, um dia inteiro voltado à atualização das doses. Em caso de dúvida, se a criança tomou determinada vacina ou não, basta procurar uma unidade de Saúde com a carteira em mãos", reforçou. 

E a mobilização dos servidores foi destaque também na ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo. No local, as crianças que chegaram para atualizar a carteira de vacinação encontraram o palhaço Binatinho, em mais uma iniciativa que denota cuidado e carinho com a população assistida pelas unidades de Saúde de Santa Maria.

A pequena Valentina, de 1 ano e meio, chegou cedo com a mãe para receber imunização e foi recebida pelo Binatinho. Com balões coloridos, pirulitos e brinquedos no Espaço Kids, o medo da agulha era substituído por sorrisos.

Durante a Campanha Nacional de Multivacinação foram ofertadas 17 imunizações:

– Hepatite B
– BCG
– Rotavírus
– Pentavalente
– Pólio inativada
– Pólio oral
– Pneumocócica 10 Valente
– Meningocócica C
– Febre Amarela
– Tetra Viral
– Tríplice Viral
– Tríplice Bacteriana
– Dupla Adulto
– Hepatite A
– HPV
– Tríplice Acelular (para gestantes)
– Varicela

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial