Inicial > Saúde > Notícias > Campanha de Combate à Hepatite C...

Secretaria de Município da Saúde

17/09/2017 19/09/2017 11h40m

Campanha de Combate à Hepatite C mobiliza Prefeitura, Unifra e Rotary Club Santa Maria


O teste de sangue apresentava resultado no local, em menos de 30 minutos (Foto: João Alves)

No sábado (16), população que passou pelo Centro de Santa Maria pôde fazer testes grátis e aferição de pressão arterial

 

Com apoio da Prefeitura de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano (Unifra), o Rotary Internacional promoveu uma ação de saúde no Centro da cidade, no sábado (16). O alvo foi a hepatite C, doença assintomática e principal causadora da maioria dos casos de cirrose e de câncer de fígado. A “Campanha de Combate à Hepatite C”, realizada das 9h às 16h, ofereceu testes grátis e aferição de pressão arterial à população. Cerca de 500 testagens foram realizadas durante a ação.

Quem passou pela Praça Saldanha Marinho foi atendido por acadêmicos e residentes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Unifra. Após triagem e cadastro com nome completo, data de nascimento, endereço e telefone de contato, o paciente passava pelo exame de sangue capaz de detectar a doença. O resultado do teste – concluído em menos de 30 minutos – era informado aos pacientes no local ou por telefone.

O prefeito Jorge Pozzobom, a secretária de Saúde, Liliane Mello,  e  a superintendente de Atenção Básica de Santa Maria, Maria Suzana Lopes, prestigiaram a “Campanha de Combate à Hepatite C”. Atuando como enfermeira durante 30 anos, Liliane explicou a importância do teste para o vírus VHC (causador da doença).

“A hepatite C é uma doença infecciosa e silenciosa que ataca o fígado. A testagem para o vírus é necessária porque a doença não apresenta sintomas em 95% dos casos, sendo comum o diagnóstico já em estágio avançado”, afirmou.

O chefe do Executivo fez questão de passar pela testagem aplicada pelas equipes de Saúde e agradeceu o trabalho voluntário de todos os envolvidos.

“Destaco a dedicação do Rotary Internacional em realizar ações como essa, pois a hepatite C é uma das poucas enfermidades crônicas que pode ser curada. A prevenção e a informação podem resultar em mais qualidade de vida para a população”, enfatizou Pozzobom.

De acordo com a presidente do Rotary Club de Santa Maria – Sul, Rosana da Cunha, esta é a segunda vez que a “Campanha de Combate à Hepatite C” é realizada no Município. Em 2016, a iniciativa realizou 462 exames de sangue para detecção do vírus. Sete pessoas tiveram resultado positivo para a doença e foram encaminhadas para exames complementares. Este ano, o número de testes positivos durante a ação realizada na Praça Saldanha Marinho chegou a nove.

 

SAIBA MAIS
A hepatite C é causada pelo vírus VHC transmitido principalmente por sangue contaminado. A infecção pode também ser transmitida pelo contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho) sobretudo durante a gravidez e o parto, assim como pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos para manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing. (Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein)

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial