Inicial > Saúde > Notícias > Sorria Santa Maria chega a 11ª...

Secretaria de Município da Saúde

15/09/2017 15/09/2017 10h10m

Sorria Santa Maria chega a 11ª edição neste sábado e zera a fila de pacientes para clínica geral


Projeto disponibiliza tratamento odontológico em dia alternativo (Foto: Deise Fachin)

Durante as ações do sábado, sala de espera trabalhará o “Setembro Amarelo”

 

Desde abril, o projeto “Sorria Santa Maria”, o Fila Zero da Odontologia, vem trabalhando para zerar a fila de espera por tratamento dentário no Município. Neste sábado (16), o projeto chega a sua 11ª edição, cumprindo com seus propósitos. Isso porque, por meio do trabalho realizado a cada 15 dias no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), os profissionais da Saúde Bucal já zeraram a fila de espera para a especialidade de clínica geral dos usuários que aguardavam atendimento desde 2012, por meio do Sistema Consulfarma.

Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal de Santa Maria, Patrícia Campagnol, foram realizados, até agora, 1.078 procedimentos, sendo que 254 pessoas já foram atendidas no projeto. Patrícia explica que, no início das ações, os pacientes selecionados para atendimento eram aqueles que estavam na lista de espera por atendimento especializado no sistema Consulfarma. Desses pacientes, alguns já haviam realizado o tratamento necessário quando contatados e outros não foram localizados, sendo retirados da lista. No entanto, a coordenadora ressalta ainda que a maioria dos pacientes foi agendada e realizou, ou está realizando, o tratamento para suas necessidades odontológicas dentro do projeto “Sorria Santa Maria”.

“Essa edição do Sorria é muito especial, pois celebramos o fim da lista de espera para essa especialidade. Até o final do ano, daremos continuidade ao projeto, atendendo as gestantes e os usuários que procuraram o projeto espontaneamente. Para algumas pessoas, ir ao dentista é algo rotineiro, mas para aqueles que aguardavam atendimento, o projeto proporcionou a possibilidade de voltar a sorrir com saúde, sem dor”, destacou Patrícia.

Nesta 11ª edição, serão atendidas 41 pessoas, entre retorno e novos usuários, quando serão atendidos os pacientes para a especialidade de cirurgia buco maxilo facial. De acordo com Patrícia, outras especialidades odontológicas continuarão sendo agendadas.

ATIVIDADES EXTRAS

Neste sábado, além do trabalho dos dentistas, haverá ações extras, com a participação de residentes da Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia e Farmácia. Ainda, as atividades contarão com a presença da Política de Saúde da Mulher e da Política de Combate ao Tabagismo.

O diferencial dessa edição é a sala de espera, que terá a participação de profissionais da Saúde Mental, trabalhando questões relacionadas ao “Setembro Amarelo”, que é o mês com ações de prevenção ao suicídio e de promoção à vida. As atividades serão orientadas pelos residentes multiprofissionais de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a intenção de disseminar informações e desmistificar conceitos.

O “Sorria Santa Maria” é realizado das 8h às 14h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, nº 804. As gestantes que desejam realizar o pré-natal odontológico podem comparecer ao CEO neste dia para entrar em uma lista de pacientes que serão agendados para as próximas edições. A próxima ação do projeto será no dia 21 de outubro, com o “Sorria Criança”.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial