Secretaria de Município da Saúde

14/09/2017 14/09/2017 17h20m

Grupo Saúde e Vida, da ESF Wilson Paulo Noal, aborda o tema da menopausa durante encontro mensal


Além de ouvirem as orientações, mulheres que participaram do encontro também esclareceram dúvidas e trocaram experiências (Foto: Deise Fachin)

Assunto foi sugerido pelas frequentadoras do grupo e trabalhado, nesta quinta-feira, pela médica da Unidade de Saúde

 

Há mais ou menos dois anos, sempre nas segundas quintas-feiras do mês, as comunidades de diferentes regiões do Bairro Camobi se reúnem, no Centro Comunitário Nossa Senhora do Calvário, para participar das reuniões do Grupo Saúde e Vida, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Wilson Paulo Noal. No local, o espaço é destinado para trabalhar a prevenção e a promoção à Saúde.

Nesta quinta-feira (14), foi realizado o encontro de setembro e o tema foi a menopausa, assunto sugerido pela própria comunidade. A roda de conversa foi conduzida pela médica clínico geral da ESF, Mariana Assmann Gonçalves. Na oportunidade, a profissional trabalhou diferentes aspectos dessa fase da vida da mulher, abordando, principalmente, as alterações que surgem no período, os aspectos negativos e positivos e as orientações do que fazer para lidar com as mudanças que são comuns nessa fase. Entre as dicas, a importância de uma alimentação saudável, da prática de exercícios físicos e de abandonar o cigarro.

“Esse é um período diferente em que, assim como na gestação, por exemplo, surgem muitas mudanças. É um período pouco trabalho na Saúde Básica, mas ele é mais uma fase na vida da mulher, como a gestação e o parto, não é nenhuma patologia. É importante dar visibilidade para esse assunto, pois é uma demanda das nossas usuárias”, explicou Marianna.

A artesã Cleuza Xavier, 50 anos, foi uma das participantes da atividade desta quinta-feira. Segundo ela, que também faz parte um clube de mães que acontece no mesmo local, as ações propostas pelo Grupo Saúde e Vida são importantes para esclarecer dúvidas do dia a dia.

“Eu sou bastante curiosa, gosto de ouvir, de aprender. Então, faço questão de participar das atividades”, contou ela.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial