Secretaria de Município da Saúde

14/09/2017

Curso de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual inicia com o objetivo de qualificar profissionais


Secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, participou da abertura do curso, na manhã desta quinta-feira (Foto: Deise Fachin)

Médicos e enfermeiros das 16 equipes de ESF de Santa Maria e de outras cidades da região participam da capacitação, que se estende até o final do ano

 

Teve início, nesta quinta-feira (14), no Salão Azul do Centro Universitário Franciscano (Unifra), o “Curso de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual”. Promovido pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), a capacitação se estende até o final do ano e tem o objetivo de qualificar os profissionais de Saúde de Santa Maria e de outros 16 municípios da Região Central.

O curso é destinado a médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde de tutoria do processo de Planificação da Atenção Básica. Em Santa Maria, as 16 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão contempladas na capacitação, que conta com aulas teóricas, práticas, à distância, além de um seminário de encerramento, previsto para dezembro.

Nesta quinta-feira, teve início as aulas da primeira turma. Durante a cerimônia de abertura, representantes da 4ª CRS, da Unifra, do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), da Escola de Saúde Pública do Estado e de secretarias municipais da região destacaram a importância da capacitação, que tem o objetivo de atualizar os profissionais com relação aos protocolos instituídos para a realização do pré-natal, qualificando, assim, a atenção primária dos municípios.

A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, que representou os demais secretários municipais da Região Verdes Campos da 4ª CRS, destacou que o curso vai ao encontro dos objetivos de Governo do prefeito Jorge Pozzobom e que é uma oportunidade de trazer melhorias para os processos de trabalho instituídos nas Unidades de Saúde.

“Tudo começa com um primeiro passo e, esse, nós já demos. A capacitação é um momento para compartilhar saberes, trocar experiências e buscar alternativas para melhorar nossos processos de trabalho. Esse curso vai ao encontro do Projeto Mãe Santa-mariense, de atenção às nossas gestantes, e busca melhorar a qualidade da assistência oferecida aos usuários”, ressaltou Liliane.

PARA MELHORAR OS INDICADORES

A capacitação será realizada em duas turmas, com 40 vagas para cada uma, sendo 20 para enfermeiros e 20 para médicos. Ao todo, o curso tem carga horária de 80 horas e as aulas teóricas serão orientadas pelos profissionais do Husm, da Residência de Medicina da Família e Comunidade da UFSM e da Residência de Enfermagem Obstétrica da Unifra.

“Esse curso vem de uma necessidade de qualificar o pré-natal realizado na atenção básica. Queremos qualificar a atenção à gestante, fortalecendo a Rede Materno-Infantil e melhorando os nossos indicadores da Rede Cegonha”, explica a coordenadora regional de Saúde da Mulher, da 4ª CRS, Daiana Nascimento Soares.

Para a superintendente de Atenção Básica de Santa Maria, Maria Suzana Lopes, a capacitação ajudará a qualificar a rede de atendimento na Região, que deve ser eficiente desde a captação precoce da gestante, passando pelo acolhimento, cadastro, realização de testes rápidos, exames de pré-natal e, posteriormente, se for necessário, o encaminhamento para o pré-natal de alto risco.

“Essa capacitação é uma necessidade que sempre pautamos, para qualificar os nossos profissionais que atuam na rede básica, buscando oferecer o melhor atendimento à gestante e, depois, a ela e ao bebê”, ressalta.

As aulas da primeira turma terão continuidade nos dias 15 e 22 de setembro. As da segunda turma iniciam em 28 setembro, com aulas nesse dia e, também, em 29 de setembro e 06 de outubro. O curso é gratuito e tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria, das secretarias municipais da região, da Residência Obstétrica da Unifra, da Residência em Saúde da Família da UFSM e do Husm.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial