Secretaria de Município da Saúde

12/09/2017

Primeira turma do Curso de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual inicia as aulas na próxima quinta


Intenção é atualizar os profissionais quanto aos protocolos do pré-natal das gestantes (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Capacitação é voltada para médicos e enfermeiros de ESFs de Santa Maria e da Região Central

 

Buscando atualizar os profissionais de Saúde com relação ao pré-natal, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS) irá promover o “Curso de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual”. A capacitação é destinada a médicos e enfermeiros das equipes de Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria e da Região Central, que participam do processo de Planificação da Atenção Básica. O curso é gratuito e tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria, da Residência Obstétrica da Unifra, da Residência em Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Serão duas turmas, com previsão de 40 vagas cada, sendo que foram destinadas 20 vagas para enfermeiros e 20 para os médicos (todos já pré-inscritos no curso). A primeira turma inicia as aulas já na quinta-feira (14) e, a segunda, no dia 28 de setembro.

De acordo com a coordenadora da Política da Saúde da Mulher e da Criança do Município, Vanessa Preigschadt Martins, o curso tem carga horária de 80 horas, com três dias de aulas teóricas, modalidade à distância, parte prática (com acompanhamento de, no mínimo, 15 consultas de pré-natal) e um seminário de encerramento. De acordo com Vanessa, em Santa Maria as atividades práticas serão orientadas por médicos especialistas e a prioridade é que elas sejam realizadas nas Unidades de Saúde de cada profissional que participa do curso.

Segundo a coordenadora, a capacitação foi uma necessidade levantada pelo processo de Planificação de Atenção Básica e tem o objetivo de atualizar os profissionais com relação aos protocolos instituídos para a realização do pré-natal. Entre os assuntos a serem abordados no curso, estão a Rede Cegonha, o papel da equipe da Atenção Básica no pré-natal, a atribuição dos profissionais, o protocolo de encaminhamento ao pré-natal de alto risco, diagnóstico de gravidez, exames e vacinações necessárias na gestação, assistência ao trabalho de parto, entre outros temas.

“Precisamos qualificar os profissionais e estamos sempre tentando proporcionar essas capacitações. Os protocolos são atualizados constantemente e a intenção é capacitar os profissionais para que o pré-natal tenha uma conduta uniforme”, explica Vanessa.

Conforme Vanessa, o pré-natal de risco habitual trata-se do pré-natal “normal” de uma gestante, que pode ser feito por um enfermeiro, médico de família, clínico geral e  ginecologista/ obstetra.

 

SERVIÇO

O quê: Curso de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual

Quando: Início das aulas da primeira turma em 14 de setembro, quinta-feira. Para a primeira turma, as aulas teóricas serão realizadas nos dias 14,15 e 22 de setembro

A segunda turma inicia em 28 setembro, com aulas nesse dia e também em 29 de setembro e 06 de outubro

Horário: A abertura do curso será às 8h30min

Onde: Auditório do Salão Azul da Unifra (Rua dos Andradas, 1.614)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial