Inicial > Saúde > Notícias > Unidades de Saúde da Região Leste...

Secretaria de Município da Saúde

11/09/2017

Unidades de Saúde da Região Leste iniciam projeto com foco no descarte adequado de medicamentos


Atividade, que é feita em parceria com a UFSM, inicia às 9h30min, com instalação de caixa para descarte e orientação à população (Foto: Deise Fachin)

Primeira ação do projeto junto com a comunidade será realizada nesta terça-feira, na UBS Wilson Paulo Noal

 

Promover a orientação dos usuários da Saúde Pública do Município. É com esse objetivo que a Prefeitura e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dão início, nesta terça-feira (12), a parte prática, junto à comunidade, do Projeto de Extensão “Conscientização da população e recolhimento de medicamentos em desuso nas Unidades de Saúde na Região Leste de Santa Maria”. O projeto abrange sete unidades do Município, e terá a abertura na Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, a partir das 9h30min.

Durante a ação, será instalado um ponto para recolhimento de medicamentos, bem como será feito um trabalho de orientação à população, sobre a forma correta de descartar esses medicamentos, o que pode ou não ir para o lixo, os prejuízos do descarte inadequado, entre outras situações. De acordo com a coordenadora da Política da Assistência Farmacêutica do Município, Salete Zago de Barros, o mesmo projeto será implantado nas unidades Walter Aita, São José, Maringá, São Francisco, Pains e Arroio do Só.

Conforme Salete, a ideia do projeto surgiu depois que professores da UFSM levaram os alunos até a Unidade de Saúde para um trabalho de panfletagem sobre o tema. Pensando em algo que pudesse ter efeitos a longo prazo, foi dado início ao Projeto de Extensão, ainda em 2016. Desde então, já foi implementado, nas unidades contempladas com o projeto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços, além de também ter sido feita uma capacitação com os profissionais dos postos.

 “As farmácias privadas já têm espaço para recolhimento de medicamentos. Mas, fazer essa ação em um posto de saúde, que é um espaço público, atinge outro patamar da população, que, muitas vezes, não tem o conhecimento adequado sobre o assunto”, destaca Salete.

AÇÕES PERIÓDICAS

Conforme a professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM e coordenadora do projeto, Valéria Limberger Bayer, o projeto contará com o ponto de coleta nas unidades e com ações orientadas à população, feitas periodicamente por bolsistas. Serão disponibilizadas duas caixas para descarte por unidade, que estarão identificadas junto a um banner, na recepção dos locais.

De acordo com a professora, no primeiro mês do projeto, os bolsistas irão semanalmente às unidades, e realizarão uma triagem e monitoramento dos medicamentos, para verificar o que é descartado pela comunidade (se são amostrar grátis, remédios vencidos, antibióticos, entre outros). Após a triagem, os medicamentos serão descartados adequadamente nas unidades, como lixo químico, para serem recolhidos pelo Município. O trabalho de monitoramento será feito por um período de um ano. 

“O resíduo não está só na unidade. Está na casa, está no Meio Ambiente. Precisamos de ações como essas para retirar da população essa arma, que são os remédios. Eles levam a automedicação, ocasionam custos para o Município, danos para o Meio Ambiente se descartados de forma incorreta. Precisamos detectar isso, para podermos planejar ações. Com essa atividade, a universidade está cumprindo seu papel, levando para sociedade o conhecimento”, destacou Valéria.

Conforme a professora, além da equipe das unidades, o projeto conta ainda com a participação de outros três docentes e três bolsistas, dos cursos de Farmácia e Medicina. A partir da avaliação desse projeto piloto, a intenção é expandir para outras unidades da cidade.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial