Secretaria de Município da Saúde

08/09/2017 08/09/2017 13h54m

Campanha de Multivacinação inicia nesta segunda-feira em 28 Unidades de Saúde de Santa Maria


Campanha se estende até o dia 22 de setembro (Foto: Arquivo/João Alves)

Público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes até os 15 anos de idade

 

A partir de segunda-feira (11), as Unidades de Saúde de Santa Maria estarão engajadas na Campanha Nacional de Multivacinação. Ao todo, 28 postos do Município estarão disponibilizando 17 tipos de vacinas, que fazem parte do calendário básico de vacinação (veja, abaixo, quais vacinas serão disponibilizadas). A campanha se estende até o dia 22 de setembro.

A campanha é voltada para crianças (inclusive recém-nascidos) e adolescentes até os 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) e tem o objetivo de fazer a revisão e a atualização das carteiras de vacinação desse público específico. Assim, quem tem alguma vacina pendente, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber a imunização.

Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura Municipal, por se tratar de uma atualização e não ser possível dimensionar quantas crianças e adolescentes necessitam de quais vacinas, a campanha não terá uma meta específica. Também não haverá horário diferenciado nos postos de Saúde, sendo que cada unidade atenderá no horário normal de funcionamento das suas Salas de Vacina. Para receber as doses, é necessário apresentar a carteira de vacinação.

“O objetivo dessa Campanha de Multivacinação é fazer o resgate, principalmente dos adolescentes, para que atualizem suas carteiras. A gente sabe que, nessa faixa etária, os pais já não estão tão atentos à questão da vacinação e os adolescentes dificilmente procuram, por conta própria, um posto para receber uma vacina. Pedimos que eles não percam essa oportunidade e garantam as imunizações”, ressalta Ana Motta.

A Campanha de Multivacinação também terá um “Dia D”. Será em 16 de setembro, sábado, quando todas as Unidades de Saúde do Município ofertarão as doses das vacinas das 8h às 18h, para garantir que todas tenham acesso à imunização.

­­­

AS VACINAS DISPONIBILIZADAS

– BCG

– Hepatite B

– Rotavírus

– Pentavalente

– Pólio inativada

– Pólio oral

– Pneumocócica 10 Valente

– Meningocócica C

– Febre Amarela

– Tetra Viral

– Tríplice Viral

– Tríplice Bacteriana

– Dupla Adulto

– Hepatite A

– HPV

– Tríplice Acelular (para gestantes)

– Varicela

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial