Secretaria de Município da Saúde

06/09/2017 06/09/2017 17h40m

Equipe da ESF Victor Hoffmann recebe diploma por ação educativa de combate ao Aedes aegypti


Equipe recebeu o diploma das mãos do prefeito Jorge Pozzobom, na tarde desta quarta-feira (Foto: Deise Fachin)

Agentes de Saúde criaram paródia da música “Despacito” para repassar orientações sobre proliferação e prevenção ao mosquito

 

O engajamento dos profissionais da área de Saúde do Município junto às suas comunidades é uma atitude muito valorizada pela Administração Municipal. E foi com esse intuito – de reconhecer o trabalho realizado – que o prefeito Jorge Pozzobom entregou, na tarde desta quarta-feira (06), um diploma de Honra ao Mérito à equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Victor Hoffmann, localizada na Vila Rossi.

A homenagem aos profissionais foi realizada em função do trabalho desenvolvida pelas agentes comunitárias de Saúde da ESF para a atividade de dispersão de uma capacitação promovida pela Superintendência da Vigilância em Saúde. Para conscientizar sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela) no Município, a equipe criou a música “Um Mosquito”, uma paródia do hit “Despacito”, cantado por Luis Fonsi e Daddy Yankee.

Na composição, letras que tratam sobre as formas de prevenção à proliferação, entre elas, como tapar as caixas de água, não acumular água em pneus, limpar os potes dos animais e, o mais importante: que cada pessoa precisa fazer a sua parte para evitar uma epidemia na cidade.

Durante o ato, o prefeito Jorge Pozzobom destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela equipe, destacando o engajamento de todos os profissionais na realização do vídeo – que já tem mais de 20 mil visualizações – e agradecendo pela iniciativa, que tem um caráter educativo e de conscientização.

“Fiz questão de chamar vocês aqui, porque confesso que fiquei emocionado com o trabalho de vocês. Ele mostra que podemos fazer um pouquinho a mais. Tenho orgulho quando fazemos algo a mais, e precisava dizer um muito obrigado a vocês”, destacou o prefeito.

O certificado foi entregue a toda equipe e recebido, simbolicamente, pela auxiliar de limpeza da unidade, Marília Canabarro, que, no vídeo da paródia, fez o papel do mosquito Aedes. Durante a entrega do diploma, os profissionais da ESF contaram que já trabalharam outros temas relacionados à Saúde a partir de paródias e que a prática é comum na unidade. A equipe ainda contou a experiência após o vídeo, destacando que a música está cumprindo seu objetivo: servindo para que mais pessoas se conscientizem e promovam, em casa, os hábitos para combater a proliferação do vetor.

“A inspiração é o que nos motiva. O vídeo ficou divertido, mas ele é não é brincadeira. É sério, é educativo. A dengue e as outras doenças podem matar e a salvação é atividade coletiva, é reunir o maior número de pessoas”, destacou a agente de Saúde, Tatiane Sulcis Pilate, responsável por criar a paródia.

A entrega do diploma de Honra ao Mérito contou ainda com a participação do vice-prefeito Sergio Cechin, da secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, e do adjunto da pasta, Rodrigo Jardim, e o chefe de gabinete, Guilherme Smidt. Na oportunidade, os gestores parabenizaram a equipe pela iniciativa, ressaltando a importância de ações como esta para trazer mudanças junto à comunidade.

“Essa ação de vocês torna possível uma cidade melhor. Que ela sirva de exemplo para muita gente. São pessoas como vocês, com atitudes como essa, que fazem a diferença e que mudam a vida de outras pessoas”, disse Liliane.

“O slogan do prefeito na campanha era a renovação. Renovar é criar, é inovar. E vocês são criativas, inovadoras. São empreendedoras de sucesso e que merecem parabéns pela iniciativa”, complementou Cechin.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial