Inicial > Saúde > Notícias > Com foco nas boas práticas de...

Secretaria de Município da Saúde

06/09/2017 06/09/2017 11h12m

Com foco nas boas práticas de manipulação de alimentos, seminário reúne profissionais em Santa Maria


Prefeito Jorge Pozzobom participou da abertura do seminário, que contou com a palestras de três profissionais (Foto: Deise Fachin)

Empresários do setor de supermercados e fiambrerias e representantes de órgãos de fiscalização estiveram reunidos para o 1º Seminário em Segurança Alimentar
 

Buscando uma aproximação com o setor mercadista da cidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência da Vigilância em Saúde, e com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros-SM), promoveu, na noite de terça-feira (05), o 1º Seminário em Segurança Alimentar de Santa Maria. A atividade foi realizada no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e reuniu mais de 70 pessoas.

Participaram do seminário proprietários de supermercados, açougues e fiambrerias, além de representantes de sindicatos do ramo, de órgãos de fiscalização, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, e de secretarias do Governo Municipal.  Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom destacou que esta é a primeira vez que um seminário sobre o tema é realizado na cidade e que a atividade era um desejo da Administração Municipal. O chefe do Executivo ainda ressaltou a autonomia que a Superintendência da Vigilância em Saúde tem dentro do Governo, elencando algumas ações que já são desenvolvidas, como a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti.

“O que estamos fazendo hoje nada mais é do que o novo modelo que estamos propondo, que é de um Governo permanente, que quer governar estando mais próximo das pessoas. Nesse novo modelo, os erros, por menores e mais insignificantes que sejam, vamos resolver, pois, para eu cobrar vocês, também tenho que fazer a minha parte”, reforçou o prefeito.

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, o seminário buscou a aproximação do Executivo com a categoria, promovendo o esclarecimento dos profissionais principalmente com relação a mudanças determinadas por novas portarias estaduais.

"Nossa intenção é tentar quebrar uma filosofia de polarização entre o Poder Público e os comerciantes. Queremos mostrar que o Desenvolvimento Econômico, a segurança e a Saúde são compatíveis e podem ser trabalhadas de maneira conjunta", destacou Streb.

O seminário contou com palestras da médica veterinária e professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Magnólia Martins Erharrdt; e dos médicos veterinários da Superintendência da Vigilância em Saúde do Município, Carlos Flávio Barboza da Silva e Roberta Mascarenhas de Souza. Na oportunidade, os palestrantes abordaram, entre outros assuntos, sobre o Programa de Segurança do Estado, sobre boas práticas em alimentação e a questão do gerenciamento de resíduos.

O seminário envolveu, ainda, o esclarecimento de dúvidas, principalmente com relação às portarias 66 e 146, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que, entre outros tópicos, tratam sobre os novos requisitos e exigências para o funcionamento, licenciamento, fiscalização e controle dos estabelecimentos como açougues e fiambrerias. Entre as alterações, há determinações de que os locais não poderão mais ter em estoque produtos como fatiados e carne moída, devendo ser fatiados e ou moídos na frente do cliente. A norma passa a valer a partir de junho do ano que vem.

“Esses decretos têm causado muitas dúvidas nos comerciantes, principalmente em como agir nos estabelecimentos. Precisamos trabalhar em conjunto. Reunir essas instituições ajuda a tornar clara as informações e, principalmente, atender da melhor forma os consumidores”, ressaltou o presidente do Sindigêneros-SM, Eduardo Stangherlin.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial