Secretaria de Município da Saúde

05/09/2017

Setembro Amarelo: Prefeitura participa da campanha de prevenção ao suicídio e promoção da vida


 Prefeito Jorge Pozzbom recebeu o coordenador do CVV Santa Maria, Jorge Brandão (Foto: Deise Fachin)

Movimento foi criado pela Organização Mundial de Saúde e iniciou no Brasil em 2014

 

A partir desta semana, a fachada dos prédios da SUCV, localizado na Rua Venâncio Aires, e da Câmara de Vereadores, na Rua Vale Machado, recebem iluminação especial alusiva ao Setembro Amarelo. A campanha, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na tentativa de reduzir as estatísticas de suicídio no mundo, foi instituída no Brasil em 2014 e promove diversas ações voltadas à valorização da vida e à prevenção.

A participação da Prefeitura no movimento mundial foi formalizada na manhã desta terça-feira (05), durante a visita do coordenador de Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Maria, Jorge Brandão, ao prefeito Jorge Pozzobom. Além da iluminação da SUCV, faixas de alerta serão fixadas no Calçadão, na Praça Saldanha Marinho e no Viaduto Evandro Behr. Setores do Centro Administrativo também estão decorados para marcar a campanha.

“É muito importante que o Poder Público se integre a campanhas tão importantes como esta que valoriza a vida e trabalha pela prevenção do suicídio. O trabalho desenvolvido pelo CVV em Santa Maria merece o nosso respeito e, nosso apoio”, afirmou o chefe do Executivo.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a cada ano, quase um milhão de pessoas morre em decorrência do suicídio.  A ABP afirma que aproximadamente 100% dos casos podem ser evitados, pois estão relacionados a psicopatologias diagnosticáveis e tratáveis.

A secretária de Saúde, Liliane Mello, participou do encontro e destacou a rede de apoio mantida pela Prefeitura para atendimento aos problemas de saúde mental, citados pelos especialistas como principal causa das mortes por autoextermínio.

“O trabalho de prevenção ao suicídio é extremamente importante. Nós precisamos debater este tema e entender a responsabilidade de cada um com o cuidado do paciente depressivo. Precisamos ampliar nosso olhar para aquele que está sofrendo, precisamos saber ouvir e identificar os riscos”, comentou a secretária.

Liliane lembrou que qualquer serviço de Saúde no Município está apto para acolher os pacientes com quadros de depressão e dar os encaminhamentos necessários para as unidades de referência, que são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A secretária ainda alertou para o cuidado com adolescentes.

“Qualquer mudança de hábito ou de comportamento, como isolamentos repentinos, devem ser observados pelos pais. É importante que possamos trabalhar na prevenção para evitar novos casos de suicídio. Por isso, existe a importância do diálogo dentro das famílias, uma conversa franca e aberta, sem pré-julgamento e norteada pelo amor e pela resiliência”, disse Liliane.

Participaram do encontro com o coordenador do CVV, o vice-prefeito Sérgio Cechin, o assessor superior de Relações Legislativas, Paulo Airton Denardin, e o coordenador executivo do Gabinete de Governança, Carlos Brasil Pippi Brisola.

 

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA EM SANTA MARIA
O posto do CVV em Santa Maria existe há seis anos e recebe cerca de duas mil ligações por mês, por meio do telefone gratuito 188, com atendimento 24h. De acordo com Jorge Brandão, responsável por coordenar uma equipe com mais 50 pessoas, todas voluntárias, a informação é fundamental para salvar vidas.

“O suicídio é um problema de saúde pública e precisamos, cada vez mais, formar uma rede de proteção. Viemos agradecer o apoio da Prefeitura e fomos prontamente atendidos. Também comunicamos ao prefeito que Santa Maria vai sediar, em abril do ano que vem, um encontro estadual de voluntários do CVV”, explicou Brandão.

 

SEMINÁRIO REGIONAL DISCUTE O ENFRENTAMENTO DE CRISES
No dia 13 de setembro, ocorre em Santa Maria o IV Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, com o tema “Enfrentamento de crises na contemporaneidade”. O evento, gratuito, é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), com apoio da Prefeitura e diversas entidades locais, inclusive o CVV-SM.

As atividades serão realizadas no Auditório Flávio Miguel Schneider (Prédio 42/CCR), no Campus da UFSM (veja programação na imagem abaixo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Deise Fachin
Imagem: Divulgação

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial