Inicial > Saúde > Notícias > Profissionais participam de capacitação voltada ao...

Secretaria de Município da Saúde

01/09/2017

Profissionais participam de capacitação voltada ao tratamento odontológico em pacientes oncológicos


Palestras foram realizadas no auditório da 4º Coordenadoria Regional de Saúde (Foto: João Alves)

Atividade buscou trabalhar a integração dos diferentes níveis de Atenção do SUS

 

Dezenas de profissionais da Saúde Bucal de Santa Maria e da Região Central participaram, na manhã desta sexta-feira (1º), de uma capacitação promovida pela Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pelo Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), pela 4º​ ​Coordenadoria​ ​Regional​ ​de​ ​Saúde (4ª CRS) e pela Prefeitura Municipal. Com o tema “Tratamento​ ​Odontológico​ ​em​ ​Pacientes Oncológicos​ ​em​ ​Região​ ​de​ ​Cabeça​ ​e Pescoço”, a atividade tratou sobre a aproximação e a integração dos diferentes níveis de Atenção (Atenção Básica, Especializada e Hospitalar) do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento desses pacientes.

Conforme o chefe de Unidade e Saúde do Husm, Gustavo Dotto, geralmente, esses pacientes chegam ao diagnóstico quando a doença já está em um estágio avançado, o que reduz as chances de cura. Assim, o foco da capacitação conduzida pelos profissionais do Husm foi tratar a questão do diagnóstico precoce e da biópsia, ações que devem ser feitas já na atenção básica.

 “O tratamento precisa ser focado no paciente, não nos profissionais. Nós precisamos estar com a atenção focada neles, pois isso é promoção de Saúde. Nossa intenção com esse evento é trabalhar essa aproximação dos níveis, com o objetivo de aumentar a expectativa de vida desses pacientes”, explica Dotto.

Durante o evento, foram abordados também os serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de Radioterapia do Husm, a relação de alguns medicamentos com ​as​ ​cirurgias odontológicas, o pré e o pós-tratamento cirúrgico desses pacientes, o fluxo dos usuários, entre outros temas.

“Precisamos conscientizar os profissionais do diagnóstico precoce e, principalmente, da integração entre os níveis, que é o que viemos buscando desde o início, tudo em benefício da nossa comunidade, para promover melhor qualidade de vida para os nossos pacientes”, destacou a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol.

Durante a atividade, ficou definido que será feita uma nova capacitação com os profissionais, com foco na prática para biopsias orais de lesões nos potenciais pacientes. Além disso, também ficou acertado que será estabelecido um fluxo para atendimento desses pacientes na Unidades de Saúde do Município.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial