Secretaria de Município da Saúde

31/08/2017 31/08/2017 14h39m

Na sua 10ª edição, projeto “Sorria Santa Maria” atenderá 47 pacientes neste sábado


Pacientes que estão na fila de espera são agendados pela Secretaria de Saúde para receber atendimento (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Nas atividades paralelas, está previsto o início de um grupo voltado à qualidade de vida

 

O cuidado com a saúde bucal terá espaço novamente, neste sábado (02), durante mais uma edição do projeto “Sorria Santa Maria”, o Fila Zero da Odontologia. Na sua 10ª edição, a atividade, que é voltada ao tratamento odontológico, irá atender 47 usuários.

O “Sorria Santa Maria” é uma iniciativa da Política de Saúde Bucal do Município, que tem o objetivo de zerar, até o final do ano, a demanda por tratamento odontológico na cidade. Para garantir que toda a população tenha acesso ao serviço, os usuários que já aguardam na fila são pré-agendados pela Secretaria de Saúde do Município para receber o atendimento no sábado, que é um dia alternativo e que possibilita que mais pacientes possam comparecer.

Além de oferecer tratamento odontológico para quem está na fila de espera, o “Sorria Santa Maria” é vinculado ao projeto “Mãe Santa-mariense”. Assim, as gestantes atendidas nas Unidades de Saúde do Município também são contempladas com o atendimento, para que possam realizar o pré-natal odontológico e, assim, evitar doenças para elas e os bebês. Nesta 10ª edição, serão atendidas oito gestantes, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) Parque Pinheiro Machado e Santos.

Nos sábados em que são realizadas edições do projeto, há ainda ações paralelas, voltadas ao cuidado com a Saúde de forma geral. Neste sábado, haverá a presença da Unidade Móvel e da Política da Saúde da Mulher. Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, ainda, haverá uma nova atividade: os residentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que atuam no “Sorria Santa Maria”, darão início a um grupo de Qualidade de Vida, em que o enfoque será a alimentação saudável e as atividades físicas.

“O ‘Sorria Santa Maria’ já uma referência no Município. A cada edição, novas pessoas são atendidas e levam o bom atendimento aos vizinhos e amigos. Atendendo a uma demanda levantada pelos pacientes, estamos iniciando o grupo de qualidade de vida, onde toda a nossa equipe multiprofissional estará atuando, promovendo Saúde de forma interdisciplinar”, explica Patrícia.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial